POST FORMATO UNICO 03

Como aumentar as vendas do seu negócio

Toda empresa que atua no varejo está em busca do mesmo objetivo: aumentar as vendas.

Só que para conseguir prosperar no varejo o lojista precisa estar ciente de que precisa apresentar uma série de requisitos básicos em seu comércio.

Neste post, listamos 4 características fundamentais que todo varejista precisa ter em sua loja para vender mais.

Conheça seu cliente

Nenhuma estratégia de vendas vai dar certo se você não souber exatamente para quem está vendendo seu produto.

Isso não significa conhecer detalhes da vida pessoal do cliente, mas sim entender seu comportamento de compra.

O que o consumidor procura ao entrar na loja?

Por que ele compra da sua loja? É pelo preço ou pela qualidade? Qual das duas opções ele preza mais?

Com que frequência seu cliente realiza compras online?

A partir do momento que você tiver a resposta para essas perguntas é possível definir estratégias de marketing mais eficientes para alcançar seu objetivo.

Invista em bom atendimento

O bom atendimento só é possível através do treinamento.

Uma equipe bem treinada e eficiente é determinante para o sucesso nas vendas.

É importante que os funcionários conheçam bem o produto que estão vendendo: lembre-se que eles estão ali para solucionar o problema do cliente.

E a venda é uma consequência dessa solução.

Além disso, é fundamental que a equipe esteja alinhada com os propósitos da empresa: se o vendedor não acredita no que está vendendo, como vai convencer o consumidor de que essa é uma boa escolha?

Fique atento para essa questão.

Outra qualidade do bom vendedor é, claro, o tratamento dado ao cliente.

Os vendedores devem ser solícitos, educados e, o mais importante, deixar o cliente à vontade e seguro para tomar suas próprias decisões.

Nada de ficar empurrando produto!

E que tal dar aquela gratificação ao seu cliente mais fiel?

Ao invés de convidá-lo para uma promoção disponível para qualquer cliente (até mesmo aquele que nem conhece sua loja), ofereça descontos e brindes para aquele consumidor que sempre compra de você.

Além de estreitar o relacionamento e deixar claro para esse cliente que ele é importante, essa estratégia pode garantir ainda mais vendas e até aumentar o ticket médio desse consumidor.

Use a tecnologia a seu favor

Se sua empresa não tem um bom site nem perfis nas redes sociais, então esse recurso pode ser o que falta para aumentar suas vendas.

Hoje é simplesmente impossível pensar o varejo sem uma presença digital.

As pessoas não compram apenas pessoalmente: pense em quantas vendas a mais você poderia ter por conta da internet.

Praticamente todo mundo tem um perfil em redes sociais como o Facebook e Instagram.

Lembra que a primeira dica foi sobre conhecer seu cliente?

Faça sua lição de casa: descubra em quais redes sociais ele está e o que ele gosta de ver, receber e comprar pela internet.

Essa é mais uma ótima estratégia que pode ser usada pela sua equipe de marketing.

Não esqueça do pós-venda

A presença digital da sua empresa também pode ser aplicada no pós-venda.

Suponha que você tenha uma loja de roupas e acabou de vender um vestido para uma cliente.

Você pode mandar uma mensagem pelo Facebook perguntando se ela gostou do produto ou pode até pedir para ela marcar o perfil da empresa quando for usar o look.

Olha que maneira bacana de fazer com que outras pessoas vejam sua marca – e o melhor de tudo: sem pagar nada por isso!

Outra forma de manter contato com o cliente após a venda é através de conteúdo informativo.

A internet é uma ótima ferramenta de vendas, mas ela não serve só para isso.

Crie um blog com conteúdos úteis e interessantes sobre os produtos que você vende.

Conseguiu vender um vestido? Por que não enviar para a cliente um post sobre diversas combinações com esse produto?

O pós-venda é importante para saber o que o consumidor achou do atendimento, por exemplo, mas ele também é uma ótima forma de manter o cliente interessado e em contato constante com a marca.

Você conhece seu cliente, sabe quais canais digitais ele mais gosta e sabe quais são suas preferências nessas redes: agora é só produzir o conteúdo que você sabe que ele quer ver!

Agora ficou mais fácil pensar na sua estratégia de vendas?

Caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre esse tema, entre em contato conosco.

Conheça a VC Consulting e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!

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