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Como administrar o time de vendas no home office

Agora que boa parte das lojas estão fechadas por conta da Covid-19, muitos lojistas estão precisando adaptar partes cruciais do negócio, como o time de vendas. Ao invés de parar a operação e abrir mão dos vendedores, é possível manter o time de vendas trabalhando através do home office. Mas como gerir a equipe de forma remota e garantir que os funcionários sejam produtivos a distância?

Antes de mais nada saiba que se sua empresa não oferece produtos ou serviços de necessidade básica (como alimentação e saúde) então ela está temporariamente proibida de funcionar presencialmente. Mas isso não é motivo para desânimo – já compartilhamos aqui algumas estratégias para manter os negócios fluindo mesmo que de portas fechadas.

Neste artigo, vamos falar de um dos pilares para qualquer tipo de empresa do varejo: o time de vendas.

Trabalhando de forma remota

Como você já deve ter imaginado, não é necessário parar de vender nem de ter metas em relação aos resultados só porque a empresa está impedida de atender o público pessoalmente. Inclusive, esperar a crise passar para correr atrás do prejuízo não deve fazer parte dos seus planos em hipótese alguma!

Realocar a equipe é uma necessidade do momento e não existe segredo durante esse processo. Ao invés de trabalhar presencialmente na loja, o time de vendas vai atuar de forma remota, cada funcionário na sua casa.

O horário de trabalho deve ser cumprido normalmente, com horário para almoço e intervalos.

Acompanhar e administrar a equipe durante a nova rotina de trabalho também não é nada difícil. Mas, atenção! Saiba que esse é um processo novo para todos os envolvidos, então os vendedores vão precisar passar por um período de adaptação até tudo se normalizar.

Até porque trabalhar em casa pode ser um pouco estressante no começo: os familiares não entendem que a pessoa não está disponível o tempo todo (está trabalhando!) e são muitas as distrações que podem atrapalhar o rendimento. Por isso, paciência!

Controle os resultados, não o processo

Você vai perceber que os vendedores terão outro desempenho de trabalho no home office. Alguns serão mais produtivos na parte da manhã, enquanto outros vão render mais à tarde.

Da mesma forma que às vezes os vendedores passavam um dia inteiro sem conseguir vender na loja física, o mesmo pode acontecer no trabalho remoto. Não fique o dia inteiro perguntando o que o vendedor está fazendo e em qual parte do processo de vendas ele está. Foque nos resultados. Combine um horário para conversar sobre o que foi feito no dia e se há pendências para o dia seguinte.

Ao invés de tentar gerenciar cada minutinho de trabalho do vendedor, deixe sua equipe de vendas à vontade para trabalhar de forma independente e cobre deles apenas os resultados.

Dica

É possível trabalhar usando recursos compartilhados, como o Google Drive e o Dropbox (ambos gratuitos). Assim, é possível acompanhar o que cada funcionário está fazendo por meio de planilhas e outros arquivos.

Saiba delegar tarefas de acordo com a produtividade

Equipe Remota: Dicas para montar a melhor equipe de trabalho remoto!

Dificilmente a equipe de vendas vai obter resultados muito maiores do que o que era registrado antes só porque passou a fazer home office. Esse é um erro comum de muitos empresários: achar que a equipe vai vender muito mais em casa do que na loja.

Isso não é uma regra e não tem como prever como será a produtividade de cada vendedor nessa nova rotina. Por isso, passe tarefas que estejam de acordo com o que era feito na loja física. Se os vendedores estiverem cumprindo essas tarefas mais rápido do que antes ou obtendo resultados ainda maiores, aí sim é hora de aumentar a lista de afazeres.

Planejamento

E para que ninguém se perca durante o processo é fundamental ter um planejamento com as tarefas semanais, diárias e mensais, além dos resultados esperados de cada vendedor

Atualizar as tarefas de cada um conforme as demandas da empresa será uma espécie de termômetro para analisar se as coisas estão caminhando como deveriam. Após essa análise inicial dos resultados é possível ver as estratégias que estão dando certo e mudar as que precisam de ajustes.

Acompanhamento individual e em grupo

Acompanhar o desempenho dos funcionários é algo totalmente diferente do que querer controlar como cada um trabalha. Realizar reuniões semanais com toda a equipe e também individualmente com cada vendedor deve estar presente na rotina de home office.

É durante esse momento que cada um pode fazer um balanço do próprio trabalho e dos resultados obtidos ao longo da semana, além de sugerir novas formas de abordagens. Essa é mais uma maneira de analisar se as estratégias estão sendo executadas de acordo ou se é preciso fazer alterações no planejamento.

Além disso, os vendedores também esperam uma posição por parte da empresa sobre possíveis cenários e feedback do trabalho. Esse é o momento para o empresário tranquilizar sua equipe, apresentando o que está sendo feito na empresa para enfrentar esse momento e evidenciar como o trabalho do time de vendas é fundamental para que os negócios não parem.

Mensagens motivacionais são extremamente bem-vindas, especialmente em momentos tão incertos como o que estamos passando atualmente.

Agora que você já sabe que é possível manter o time de vendas trabalhando mesmo de forma remota, é só colocar nossas dicas em prática e continuar registrando bons resultados na sua empresa.

Quer saber mais estratégias para aplicar durante esse momento de crise? Clique aqui e tenha acesso ao nosso conteúdo!

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