Design sem nome (12)

Conheça o PIX e as vantagens para os lojistas

O Pix é o assunto do momento, mas afinal, você conhece essa novidade? Pix é um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central (Bacen), uma revolução entre o que já existe no mercado. Os benefícios do Pix são tanto para quem compra quanto para quem vende, pois ele facilita justamente o processo de compra e venda. Rapidez e segurança nas transações financeiras são as palavras chaves do Pix, que será lançado oficialmente no dia 16 de novembro.  

As principais vantagens para os lojistas serão relacionadas à instantaneidade. Os pagamentos serão feitos em tempo real, ou seja, ocorrerão todos os dias do ano, em qualquer horário (24h por dia), inclusive nos finais de semana e feriados, sem nenhuma taxa para pessoas físicas e MEIs. Além disso, as transações poderão ser realizadas entre instituições bancárias diferentes, facilitando mais ainda os processos financeiros.  

E como o Pix vai funcionar de fato? 

As transações serão feitas sem um cartão físico ou senha, boleto bancário ou diversos dados financeiros para enviar o dinheiro, já que o processamento será diretamente pelo Banco Central, tornando tudo mais simples, veloz e barato. As instituições financeiras já estão cadastrando a chamada chave Pix, que é como se fosse um atalho ou um apelido que resumirá todos os dados da conta do usuário, simplificando os pagamentos. A chave Pix pode ser um e-mail, CPF ou CNPJ, número de telefone ou uma chave aleatória, além de código QR.  

As pessoas físicas podem cadastrar até cinco chaves, enquanto as empresas conseguem cadastrar até 20. A funcionalidade é gratuita para usuários pessoa física e MEI (Micro Empreendedor Individual), enquanto as empresas terão um custo para aderir ao Pix, variando de acordo com cada instituição financeira. A chave aleatória funcionará como uma senha, combinando letras, números e outros caracteres, que será criada pelo Bacen quando solicitada. Quando o sistema acessa a chave Pix, automaticamente identifica todos os dados da pessoa, seja ela física ou jurídica.  

Listamos 3 vantagens que o Pix oferece às empresas: 

  • Redução de custos: O Pix será mais acessível do que as opções existentes de TED e DOC, pois o pagamento será realizado diretamente entre lojista e consumidor. Também poderá substituir/diminuir o uso das máquinas de cartão e boletos, que normalmente têm taxas mais elevadas.  
  • Agilidade e segurança nos pagamentos: O lojista poderá ter um código QR em seu balcão para que o cliente digitalize pela câmera do celular e faça a operação em segundos, facilitando a rotina dos envolvidos. Além disso, é uma maneira mais segura, já que diminui o uso de dinheiro físico.  
  • Melhor gerenciamento da loja: Com todas essas novidades, será mais fácil fazer o fluxo de caixa do negócio ao receber em tempo real. Também possibilita pagar fornecedores, funcionários e outros tributos com a mesma rapidez e menos burocracia. 

O Pix está chegando no mercado e logo poderemos experimentar todas essas facilidades. O lançamento será antes da Black Friday, o que pode favorecer ainda mais essa data comemorativa tão importante para o varejo. Por fim, esperamos que o Pix melhore a experiência do cliente e expanda as possibilidades de mercado, pois é o que há de mais novo e tecnológico nesse sentido.   

Quer ficar por dentro das novidades que auxiliam o seu negócio? Assine nossa lista e receba todos os conteúdos.  

Compartilhe:

63 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *