Cheerful businesspeople raised their fist up

Como motivar sua equipe de vendas

Entenda como a motivação correta pode ajudar seus funcionários a trabalharem com mais disposição para vender mais.

Como o time de vendas é responsável por colocar em prática as estratégias que visam a conversão, todos os funcionários devem estar alinhados com os objetivos da empresa.

E funcionário desinteressado não gera vendas!

Se a empresa está “patinando” e não consegue bater metas, pode ser que a solução para o problema esteja no comportamento dos próprios funcionários.

Só que não existe fórmula mágica para fazer a equipe vender mais.

Uma série de fatores pode influenciar o desempenho dos funcionários e, consequentemente, sua capacidade de vendas.

Listamos neste post algumas características básicas, mas fundamentais, que podem e devem ser aplicadas no negócio para ter uma equipe motivada e produtiva.

Treinamento

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Tudo começa no treinamento.

É impossível ter uma equipe capacitada se os vendedores não conhecerem as técnicas que podem auxiliar durante o processo de vendas.

A equipe precisa entender não só o público-alvo, mas também todas as especificidades do produto que querem vender.

Quanto mais cartas na manga a equipe tiver, maiores são as chances de finalizar uma compra.

Exemplo que parte da liderança

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Sabia que o líder pode ser um grande responsável pelo comportamento positivo ou negativo dos funcionários?

Imagine um gerente de vendas constantemente mal humorado que só sabe fazer cobranças e implicar com qualquer deslize dos funcionários.

Qualquer subordinado que tenha um chefe com esse comportamento vai trabalhar extremamente pressionado e com medo de cometer erros.

E se a equipe não conseguir bater as metas no final do mês eles já imaginam o sermão que vem pela frente…

Claro que a liderança deve cobrar resultados, mas também é sua função incentivar e liderar o caminho.

Se precisar chamar atenção de algum funcionário, faça isso em particular.

Seja parceiro de sua equipe.

Apesar de estar em uma posição superior, os funcionários devem confiar no chefe e vê-lo como exemplo para continuar indo atrás de bons resultados.

Valorize seus funcionários

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Todo mundo gosta de ser reconhecido pelo trabalho que faz, não importa o cargo que ocupa.

Um simples elogio pode fazer toda a diferença no comportamento dos funcionários.

Ao invés de exaltar apenas as falhas, por que não enaltecer as qualidades do seu funcionário?

Outro exemplo do bom líder é reconhecer que também comete erros.

Converse com sua equipe.

Descubra quais pontos precisam mudar ou ser aprimorados para que a equipe continue participativa e motivada.

Insira os funcionários nas decisões: isso é mais do que reconhecimento, é mostrar que eles são fundamentais para o funcionamento da empresa.

Eventualmente, dê aquela gratificação que seu funcionário gostaria de receber.

Mas faça de um jeito personalizado com base na necessidade de cada um.

Tenha em mente que nem todos querem ganhar bônus em forma de dinheiro.

Às vezes o funcionário precisa desesperadamente de uma folga a mais, por exemplo, ou ter mais flexibilidade nos horários para conseguir ir ao médico quando necessário.

Na prática

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Mas, para dar certo, esses estímulos devem fazer parte da rotina de trabalho.

Não adianta nada tratar mal a equipe o mês inteiro para em apenas um dia, quem sabe, retribuir pelo esforço.

Da mesma forma que é necessário criar uma relação duradoura com o cliente, o mesmo deve ser feito com o quadro de funcionários.

Lembre-se que essas são as pessoas que vão apresentar seu produto ao consumidor e fazer de tudo para vendê-lo.

Então nada mais justo do que proporcionar as melhores condições de trabalho a quem faz tudo pela sua empresa, não é mesmo?

Essas são mudanças simples, mas de extrema importância para manter uma equipe unida, motivada e que se relaciona da melhor forma possível entre si, entre os líderes e, principalmente, entre os clientes.

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