Design sem nome (31)

5 Dicas para as lojas venderem mais no Natal

O Natal, a data mais importante para o varejo está chegando. Seja loja de shopping ou de rua, especialistas acreditam que o espírito natalino será um impulsionador das vendas neste ano. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estima que as vendas no Natal em 2020 devem movimentar R$ 37,5 bilhões no comércio, trazendo um sinal de esperança aos lojistas.  

Com todos os acontecimentos do ano pandêmico, o cenário indica que a troca de presentes será intensificada, já que as pessoas passaram a valorizar ainda mais umas às outras. Estamos vivenciando uma maior flexibilidade quanto à pandemia, que deve se manter entre os meses de novembro e dezembro, trazendo mais liberdade para ir às compras e a perspectiva de passar esta data especial com pessoas queridas.  

Para contribuir com as estratégias do seu negócio, separamos 5 dicas para venderem mais no Natal

  • Treinar a equipe de vendedores: 

A data comemorativa requer um time de vendas engajado, por isso, não hesite em voltar com a equipe que tinha antes da pandemia. Como os colaboradores estiveram um tempo afastados, os treinamentos são essenciais para garantir um melhor atendimento, que seja especializado e completo para o seu cliente. Lembrando que o Natal é a maior data festiva desde a flexibilização, com grandes possibilidades de ser promissor e trazer várias demandas para as lojas.  

  • Abastecer e gerenciar os estoques: 

Não deixe nada para a última hora. Lembre-se de abastecer e gerenciar os estoques para o final de ano. Isso assegura que não haverá falta de produtos e nem perda de faturamento, além de ter um estoque disponível para o consumidor escolher e comprar com tranquilidade.  

  • Não abandonar as novas formas de vender conquistadas na pandemia: 

Acreditamos nas lojas físicas e claramente elas vão continuar existindo, mas é fato que as pessoas também vão seguir comprando pela internet. Aos lojistas que ainda não começaram a vender online, é hora de refletir e dar o primeiro passo antes do Natal, garantindo mais essa opção aos clientes. O varejista deve se planejar antecipadamente para vender tanto no presencial quanto no digital, sem esquecer do delivery e de outras facilidades e formas de vendas que vieram para ficar e agregar aos negócios. 

  • Enfeitar o visual da loja com o clima natalino: 

A loja física é o espaço onde os consumidores vivem a experiência da sua marca. Em especial, o Natal traz um clima de união, família e amor, e trazer esses elementos nos ambientes fará toda a diferença na hora das compras. Enfeite os espaços com itens natalinos, guirlandas, luzes, papai noel, trenós, presentes, renas e outros. A estética deve ser agradável e chamativa, já que as pessoas se sentem mais confortáveis nas lojas com essa energia de otimismo que o Natal proporciona.  

  • Selecionar uma linha mais econômica e temática para o Natal: 

Crie e selecione produtos com temas e cores que se relacionam com as comemorações de fim de ano, como peças e itens para serem usados no Natal e no Réveillon. Se possível, ofereça esses produtos de forma econômica ao seu público. Uma sugestão, por exemplo, seria desenvolver uma linha de calcinhas e cuecas com esse clima, ou outros produtos – de acordo com a realidade de cada lojista, aproveitando as cores, detalhes e a magia do Natal. 

Já deu para perceber o poder do clima natalino para entusiasmar as suas vendas na data comemorativa, não é mesmo? Não se esqueça que antes da compra, existe todo um caminho que o seu cliente percorre a partir da sua loja. Esteja atento a todos os detalhes e boas vendas. 

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e faça parte da nossa comunidade. 

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *