Saiba como aumentar as vendas de janeiro.

Aumentar as vendas de janeiro é o grande desafio dos lojistas

Aumentar as vendas de janeiro não costumava ser a principal meta do varejo brasileiro. Até pouco tempo atrás, essa época era utilizada para se livrar das sobras do Natal, liquidar o estoque e abrir espaço para a coleção de inverno e  próximas grandes datas do comércio: Dia das Mães, Dias dos Namorados. Ganhar dinheiro era bom, lógico, mas não era o grande objetivo do começo do ano.

Com a pandemia do coronavírus, tudo mudou. O vírus levou mais de 200 mil vidas… e também provocou a falência de mais de 720 mil empresas, aumentou o desemprego e derrubou o poder de consumo. O comércio de rua, e principalmente o de shopping, sofreu perdas significativas. Diante disso, aumentar as vendas em janeiro passou a ser fundamental para gerar caixa e segurar as pontas até que o plano de imunização do governo dê algum resultado, nossa grande aposta para 2021.

Hoje vou falar sobre algumas iniciativas do comércio para aumentar as vendas de janeiro. E se você é empreendedor, gerente ou líder de vendas, já sabe: pode clicar aqui e enviar uma mensagem tanto para tirar dúvidas quanto para contratar uma palestra ou consultoria especializada. Na crise, nada é melhor do que investir em experiência, conhecimento e estratégias comprovadamente vencedoras!

Aumentar as vendas de janeiro: as promoções já começaram!

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) fará, de 23 a 31 de janeiro, a segunda edição da Sampa Week, uma semana de promoções especiais em todo o varejo. É, sem dúvida, uma boa iniciativa, que trará resultados positivos para os lojistas participantes. Porém, acredito que o evento deveria ter sido antecipado para o dia 04 de janeiro. Provavelmente, começar cedo geraria mais negócios. Por isso, o lojista não deve esperar mais e começar a sua liquidação o quanto antes.

Grandes redes brasileiras, como o Magazine Luiza e as Lojas Colombo, fizeram suas tradicionais promoções de início de ano. Em virtude da pandemia, a Liquidação Fantástica do Magazine Luiza não contou com aquelas filas enormes. Mas para melhorar a conversão de quem esteve nas lojas e aumentar as vendas de janeiro, a empresa ofereceu descontos de até 80% no pagamento da primeira parcela de compras a prazo.

Liquidações tentam aumentar o fluxo nos shoppings centers

Descubra como aumentar as vendas no varejo.
Promoções para como aumentar as vendas no varejo.

Não é segredo para ninguém que o fluxo de clientes nos shoppings centers diminuiu muito. E sem fluxo, não há vendas. Se antes as lojas já disputavam a atenção de cada pessoa, agora é questão de honra que todo cliente que circule no shopping entre também na loja.

As equipes de visual merchandising estão caprichando na decoração e montando vitrines com cores fortes e muitas ofertas. Sabe aquelas lojas que colocam o preço das roupas do manequim no cantinho do vidro, de forma bem discreta, sem querer mostrar muito os números? Isso não existe mais! Agora, há cartazes enormes que só faltam gritar anunciando descontos de 50%, 60% e até 80%…

E tudo isso até tem dado resultado. Ainda não existem números oficiais, mas a expectativa é de que os lojistas consigam aumentar as vendas de janeiro. Não em relação ao mês de janeiro de 2020, obviamente, porque lá não havia pandemia. Mas aumentar em relação ao que se esperava para esse momento em que o coronavírus ainda representa um grande risco para todos nós.

Lojistas apostam no vestuário para aumentar as vendas de janeiro

Como atrair clientes para a loja?
Comerciante mostra como atrair clientes para a loja.

A estratégia tradicional do varejo parece ser apostar na liquidação de roupas. Normalmente, já é um tipo de produto muito procurado em janeiro mesmo. Historicamente, os itens mais vendidos na época de saldos são de vestuário, já que as lojas de roupas ocupam 50% dos espaços disponíveis nos shoppings centers.

E agora, com as pessoas presas em casa há meses, existe um certo cansaço disso tudo e uma tendência de as pessoas desejarem renovar o visual. É o tipo de compra que não exige um investimento elevado e que traz uma satisfação, faz o cliente se sentir bem consigo mesmo.  

A minha dica especial para os lojistas

A minha dica, neste caso, é muito simples, mas parece ser bastante útil já que parte do comércio ainda não acordou. Muitos varejistas já estão liquidando, mas ainda vejo lojas planejando quais descontos serão oferecidos aos consumidores. Se você esperar demais, acabará perdendo oportunidades de venda. Portanto, comece a sua liquidação o mais rápido possível!

Estimule o time de vendas da sua loja!

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Até nas piores crises é possível ganhar muito dinheiro. Enquanto alguns negócios fecham as portas por qualquer imprevisto, outros sempre prosperam.

Qual é a diferença entre quem fica pelo caminho e quem vence a corrida?

É o treino!

É o conhecimento!

É a capacidade de improvisar!

É o foco!

É ter as estratégias certas ao invés de agir no “achismo”!

Eu ajudo empresas varejistas de todo o Brasil a aumentarem as vendas. A minha missão é capacitar negócios para o sucesso!

Se você quiser mais informações sobre minhas palestras, consultorias e workshops, e se precisa ter uma equipe de vendas campeã, clique aqui e envie sua mensagem.

É seu primeiro passo para ter um 2021 muito mais lucrativo!

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