Saiba como usar uma estratégia de extensão de linha para aumentar as vendas.

Extensão de linha é uma boa estratégia para aumentar as vendas

A extensão de linha pode ser a saída que você tanto procura para aumentar as vendas. É uma estratégia fácil de ser implantada, que não exige grandes mudanças estruturais na loja e no depósito, e que é capaz de melhorar seus resultados financeiros. Como todos estamos tentando superar a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, fiz questão de trazer essa dica para você, lojista, que está penando para equilibrar as contas.

A extensão de linha exige sutileza, inteligência, percepção aguçada, faro para aproveitar oportunidades. Não adianta, simplesmente, aumentar o mix de produtos sem fazer um planejamento, sem estudar o seu público, sem entender que tipo de combinações poderia surtir efeito e quais mudanças representariam apenas mais prejuízo para o seu caixa.

Mas vamos tratar desse assunto com mais detalhes aqui. Afinal, sou especialista em vendas no varejo, e franqueado multimarcas com duas dezenas de lojas em várias cidades do país. Clique aqui para conhecer a minha história empreendedora e ver como posso ajudar o seu negócio.

E se, ao fim da leitura, você ainda tiver qualquer dúvida, clique aqui e envia uma mensagem com a sua pergunta.

Extensão de linha: como essa estratégia funciona?

Contratar uma consultoria especializada em vendas no varejo faz diferença para uma loja.

Existem muitas lojas por aí em que o vendedor não tem presença de espírito. É um vendedor sem coragem de vender! O cliente quer comprar um par de sapatos novos, e ele não tem a esperteza de oferecer um par de meias confortável ou um cinto para combinar com os calçados. É uma oportunidade em potencial sendo desperdiçada.

Agora imagine dezenas de chances assim ignoradas todos os dias, todas as semanas, todos os meses. E multiplique por 50% do seu ticket médio (imaginando que o produto adicional custaria a metade daquele que o cliente queria comprar originalmente): qual seria o valor da sua perda? Com certeza, é uma quantia considerável, suficiente para honrar muitos compromissos que têm dado dor de cabeça desde que o isolamento social começou e a clientela diminuiu.

Trabalhar a extensão de linha é sugerir ao cliente, com educação e muito tato, a compra de um produto complementar.

Não venda só o terno! Faça o cliente comprar gravatas!

O melhor consultor de vendas do Brasil

Você sabia que boa parte do lucro de uma loja de ternos é provocada pela venda de gravatas? Isso ocorre, principalmente, por dois motivos:

– Geralmente, a margem da gravata é maior do que a do terno.

– O consumidor compra um terno, mas leva duas ou três gravatas.

O bom vendedor convence o cliente de que ele deve comprar gravatas de cores e estampas diferentes. Assim, as pessoas não perceberão que ele está sempre com o mesmo blazer.

Essa técnica pode ser aplicada em qualquer tipo de varejo. Não importa qual é o público-alvo, o ticket médio, a recorrência de compra. Sempre há como fazer uma extensão de linha para provocar vendas complementares.

Extensão de linha: você também pode agregar serviços!

Você sabe o que é extensão de linha?

Nem sempre a melhor estratégia de extensão de linha é a venda de produtos adicionais. Talvez, no seu caso, o mais adequado seja agregar alguns serviços que tenham relação com o mix da loja.

Um bom exemplo é a rede varejista de artigos esportivos Decathlon. Entre outros serviços, ela oferece aos clientes a montagem de bicicletas, o encordoamento de raquetes de tênis e de squash e a estampa de nomes em camisas de futebol. O cliente compra o uniforme da seleção Brasileira e paga para escrever o próprio nome na camiseta… ou o nome do atleta que mais admira. Não é um bom negócio?

E não é uma estratégia cara. Se você é dono de uma pequena loja de produtos esportivos, pode ter um profissional que faça, em momentos distintos, o encordoamento e a parte de estamparia dos nomes. As máquinas para isso não custam caro. Você só precisará pensar no espaço físico.

Analise o seu negócio e pense que tipos de serviços poderiam ser agregados. Acredite: em qualquer varejo, existem alternativas de mudanças que, se colocadas em prática com um bom planejamento, vão provocar aumento de lucro em pouco tempo.

Consultoria especializada em varejo!

O meu ramo de atuação é o varejo. É nisso que sou especialista e é nisso que posso te ajudar. Tenho lojas de calçados, joias, roupas íntimas… tenho três décadas de experiência em administrar lojas, encantar clientes e criar estratégias de vendas de sucesso.

Uma das formas de alcançar resultados melhores nesta nova era que estamos vivendo é investir em tecnologia. As transformações digitais devem ser observadas e absorvidas pelo comércio. Quem não fizer isso, ficará para trás. Eu até escrevi um e-book sobre o futuro das vendas no varejo, que você pode baixar gratuitamente clicando aqui.

O livro traz informações relevantes e dicas muito importantes para qualquer empreendedor ou gestor varejista.

Já que você está por aqui, recomendo que leia outros artigos do meu blog. Quase todas as semanas invisto um tempo precioso criando e divulgando assuntos relevantes que podem ajudar os lojistas em sua rotina comercial. É uma forma de contribuir com o crescimento da economia e fomentar a geração de negócios.

Neste artigo que você pode ler clicando aqui, conto como as lojas de rua vão ganhar força após o fim da pandemia. Se você está pensando em investir em shopping center ou num comércio na calçada, não deixa de ler o post.

Tem dúvidas? Quer conversar? Precisa de informações e sugestões sobre o ramo varejista? Clique aqui e mande uma mensagem! Responderei o mais rápido possível!

Abraço, boa semana e boa sorte em suas estratégias comerciais!

Até a próxima!

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