parceria com o fabricante é vital para o sucesso da loja.

Parceria com o fabricante é vital para o sucesso no varejo!

Manter uma parceria com o fabricante pode alavancar suas vendas. E parceria, neste contexto, não é simplesmente fazer e pagar o pedido, colocar os produtos dele na loja, divulgar a marca. Tudo isso já faz parte da rotina de qualquer varejo. Eu estou falando em ir além, em estreitar o relacionamento, em criar um ambiente de troca de informações sobre as características técnicas de cada produto e, principalmente, sobre o comportamento do shopper.

Shopper, como você já deve saber, é o termo utilizado para definir o consumidor que está em situação de compra. Todos nós somos clientes em potencial, porém o shopper é o consumidor que está, neste exato momento, decidindo se compra o produto A ou B, se esta marca é melhor do que aquela, se este modelo é mais confortável do que o outro, se o preço é adequado ou se é possível encontrar uma oferta melhor na loja ao lado.

É esse “cara” que você precisa conhecer em detalhes. Saber o que pensa, como se comporta, o que o faz tomar a decisão de comprar ou desistir do negócio. E para ter esse tipo de informação, todo lojista deve fazer uma parceria com o fabricante.

Parceria com o fabricante: união de forças para aumentar as vendas e a lucratividade!

existe uma consultoria de venda para lojas?

Você sabia que, com a pandemia, 1 em cada 4 shoppers passaram a dar preferência para supermercados de bairro? É como se os atacarejos e hipermercados tivessem perdido 25% do público. Os grandes centros de compram oferecem, como benefício, preços menores. Porém, concentram mais gente e exigem mais tempo do cliente nas filas de atendimento e no caixa. Para não se expor a maiores riscos de contágio, 25% dos consumidores preferem pagar um pouquinho mais caro e resolver tudo rapidinho no mercado que fica ao lado de casa.

Se você é o dono do mercado de bairro, o que faz com essa informação? Sabendo que o seu público vai aumentar, que estratégias vai implantar para fidelizar essa clientela e garantir que elas permaneçam com você quando a pandemia do novo coronavírus acabar? Você vai ficar mais atento ao mix, para incluir outros produtos e marcas, para ter ofertas mais atraentes?

Muitas ações podem ser adotadas se você conhece essa estatística. O problema é que, nem sempre, o dono de lojas e de mercados de bairro não tem recursos para financiar pesquisas. Esse dado, por exemplo, foi divulgado por um estudo feito pela Nielsen Global Media. Quem tem dinheiro para pagar esse trabalho são os fabricantes de chocolates, cervejas, enlatados… ou, no caso de lojas de roupas, as indústrias calçadistas, as grandes marcas de moda, as franqueadoras.

Com uma parceria com os fabricantes, você passa a ter acesso privilegiado aos dados, e consegue antever comportamentos. Por exemplo: a mesma pesquisa mostrou que, mesmo quando a pandemia acabar, 26% dos shoppers pretendem manter o hábito de higienizar os produtos levados para dentro de casa. Vão continuar passando álcool ou alguma solução higienizante em tudo. E aí? O que você, dono do merco de bairro, vai colocar nas prateleiras para atender essa demanda?

Outra pesquisa, feita pela plataforma de pagamentos Adyen, mostra que 62% dos entrevistados vão continuar comprando online mesmo quando 100% das lojas estiverem abertas. Não significa que eles vão comprar exclusivamente no comércio eletrônico, e sim que eles querem manter a experiência online mesmo comprando de uma loja física.

Como você, varejista, vai se comunicar com esse consumidor? Vai mostrar os produtos pelo WhatsApp? Pelo Instagram? Vai continuar vendendo à distância e fazendo as entregas? É necessário estar preparado para essa nova realidade!

Sua loja pode integrar o checkout ao CRM!

Integração com o CRM de vendas.

Uma estratégia muito simples de ser colocada em prática, sem nenhum custo extra, é integrar o seu checkout (tudo que é registrado no caixa) ao sistema de CRM (Customer Relationship Management). Assim, você também pode acumular informações que interessam aos fornecedores.

A parceria com os fabricantes é uma via de mão dupla: eles fornecem pesquisas sobre o comportamento do consumidor, feitas com base em um grande volume de dados, em milhares de entrevistas, em diversos pontos de venda de regiões diferentes, com um amplo extrato social e cultural.

Sua loja, por outro lado, fornece a análise de comportamento específica dos seus clientes, de quem está habituado a entrar no seu PDV, de quem tem um histórico de compras de meses ou anos.

Com tudo isso em mãos, você e o fabricante podem planejar juntos as estratégias futuras. Podem pensar em produtos ou promoções que teriam maior aderência junto à comunidade de clientes. Não é um ótimo negócio para todo mundo?

Parceria com o fabricante: minha experiência pessoal!

Contratar uma palestra para a força de vendas.

Eu sempre fui um entusiasta do bom relacionamento com os fornecedores. A estratégia de manter uma sólida parceria com o fabricante rende ótimos resultados para os meus negócios.

Eu sou um franqueado multimarca com mais de duas dezenas de lojas, como você pode ver clicando aqui para conhecer a minha história. Tenho lojas da Lupo, da Arezzo, da Pandora, da Ana Capri e da Mr. Cat.

Sem essa troca permanente de informações e de estratégias, o trabalho seria bem mais complicado. Pense em quanto dinheiro essas grandes marcas investem todos os anos em pesquisa, em inovação, em desenvolvimento de produtos, em marketing.

Nada é feito sem muito planejamento, sem centenas ou milhares de horas de estudo. E as minhas lojas acabam se beneficiando de todo esse trabalho, ao mesmo tempo que fornecem à indústria dados de comportamento dos meus consumidores.

Você pode contratar uma consultoria especializada em varejo!

Além de lojista multifranqueado, também atuo como consultor especializado em varejo, ajudando empreendedores de todo o Brasil com suas estratégias comerciais.

Aqui no blog, você pode ver como a minha palestra para a força de vendas pode melhorar os resultados do seu negócio.

E pode, também, conhecer estratégias digitais capazes de trazer impacto positivo imediato para sua loja.

Se tiver qualquer dúvida e quiser conversar sobre o futuro dos seus investimentos no varejo, conte comigo!

É só clicar aqui e enviar uma mensagem, e eu responderei assim que puder!

Até a próxima!

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *