Saiba tudo sobre gestão de sucesso no varejo.

Gestão de sucesso no varejo começa pela qualidade da equipe!

Uma gestão de sucesso no varejo só é possível quando você tem gente boa ao seu lado. O primeiro passo de todo lojista vencedor é se cercar de profissionais qualificados em todas as funções. Aliás, principalmente agora, em um momento em que a pandemia do novo coronavírus tem prejudicado profundamente os negócios, é fundamental contar com pessoas resilientes, leais, flexíveis e muito qualificadas.

No post de hoje eu te darei algumas dicas para contratar profissionais com essas virtudes e, principalmente, para perceber quem na sua equipe atual não está jogando junto. Assim, você pode fazer as mudanças que forem necessárias para ajustar seu time de vendas.

São conselhos baseados na minha experiência no comando de mais de 20 lojas de marcas como Lupo, Ana Capri, Arezzo, Pandora e Mr. Cat, mas também em reflexões feitas por dois grandes empresários: Jorge Paulo Lemman e o falecido Steve Jobs.

E se ao fim da leitura você tiver qualquer dúvida ou quiser entender como funciona a minha consultoria de vendas, é só clicar aqui e enviar uma mensagem.

Gestão de Sucesso no Varejo: duas lições valiosas!

Jorge Paulo Lemman é um dos mais bem-sucedidos empreendedores brasileiros de todos os tempos. Dono de uma fortuna de R$ 91 bilhões, segundo a revista Forbes, é sócio de empresas como as Lojas Americanas, Burger King, Kraft Heinz e da maior cervejaria do mundo, a AB InBev.

Em uma entrevista em que discorreu sobre fórmulas para atingir o sucesso, Lemman destacou: “Tenha ao seu lado profissionais melhores do que você”. Nas empresas dele, os profissionais são estimulados a cumprir metas e desafios cada vez maiores. Claro que existe uma contrapartida. Quanto maior o esforço e o resultado, maior a remuneração. Foi reunindo pessoas qualificadas, ambiciosas (no bom sentido) e focadas em vencer que Lemman e seus sócios acabaram virando donos de algumas das marcas mais importantes do planeta.

Outro gênio, Steve Jobs, fundador da Apple falecido em 2011, tinha uma dica de ouro para selecionar novos funcionários: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que elas devem fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas possam nos dizer o que fazer”.

Fantástico, não é? Os empresários tendem a contratar o melhor candidato e dizer tudo o que ele precisa fazer na empresa, ao invés de dar a liberdade para que o novo colaborador traga ideias, aponte falhas e seja parte da solução.

Como escolher gente boa para trabalhar ao seu lado?

Dicas paras contratar vendedores.

Se uma gestão de sucesso no varejo depende tanto das pessoas, você tem que acertar logo no começo, na contratação. Vou te explicar alguns critérios que utilizo em minhas lojas para selecionar vendedores!

– NÃO OLHE APENAS O CURRÍCULO: o documento é útil, claro, pois traz todo o histórico e as qualificações do candidato. Mas é preciso ir além, avaliando o perfil comportamental dele. Existem testes específicos para isso, como o DISC e o Calliper. Mas você também pode usar sua intuição, trazendo para a conversa assuntos mais relacionados à vida, aos hábitos e aos objetivos do candidato.

– ENTREVISTE O CANDIDATO: aliás, conversar com o candidato é fundamental. Conduza você mesmo a entrevista. Tente estabelecer uma conexão. Fique atento à postura e à convicção dele em cada resposta.

– FIQUE DE OLHO EM INDICAÇÕES: muitos dos meus melhores funcionários não foram contratados em processos comandados pelo RH, com anúncio das vagas em sites especializados. Eles chegaram até mim por indicação, por meio do meu networking. Você deve ter outros amigos lojistas. Sempre os consulte quanto surgir uma vaga em sua empresa. Eles podem ter uma ótima indicação. Consulte, também, os seus funcionários atuais. Eles querem trabalhar ao lado de bons profissionais e vão recomendar pessoas qualificadas com quem trabalharam em outras empresas.

Gestão de Sucesso no Varejo: como identificar as “falhas” na equipe?

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Se você está insatisfeito com os resultados da sua equipe, e acha que não conseguirá alcançar uma gestão de sucesso no varejo sem fazer mudanças, também tenho algumas dicas. Aprenda, agora, a identificar aqueles profissionais que podem estar atrapalhando sua jornada empreendedora.

– RECLAMÃO: você tem um funcionário que mais parece um muro de lamentações? Aquele que reclama de tudo? Não estou falando somente das queixas em relação às tarefas ou ao salário. Tem gente que é pior: reclama das condições climáticas, da família, do filme… reclama, reclama e reclama. Se livre dele. Além de ser alguém pouco promissor, seu discurso negativo acaba afetando as outras pessoas da equipe.

– INFLEXÍVEL: você também deve dispensar imediatamente aquele colaborador que, ao ser solicitado, responde: “não sou pago para fazer isso”. Se tem alguém que ao ser exigido um pouco mais, argumenta que tal função não está no contrato, tome uma providência. E não é por vingança, pela desfeita. É porque este funcionário está mostrando claramente que não tem ambição, que não enxerga no seu pedido uma oportunidade de mostrar que é capaz de fazer mais, que merece uma promoção ou um aumento. É um medíocre, no significado correto do termo: pessoa mediana, sem brilho, que não se destaca. 

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como escolher uma consultoria para o varejo?

Outra forma de ter uma gestão de sucesso no varejo é investindo constantemente em qualificação, em cursos especializados, em palestras que apontem soluções específicas para cada necessidade.

Com isso, eu posso te ajudar. Clique aqui e conheça a minha Palestra para a Força de Vendas. Eu ensino estratégias que funcionam muito bem em qualquer varejo.

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Até a próxima!

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