tendências de pagamento em 2022

Tendências de pagamento em 2022: o que será novidade no varejo?

As tendências de pagamento em 2022 são bem interessantes e todas elas devem ser aproveitadas pelo lojista pois, para conseguir vender atualmente, é fundamental estar conectado com as novidades que surgem diariamente.

Claro que você precisa sair da zona de conforto e deixar de utilizar apenas os métodos mais convencionais. Afinal, quem é que anda com dinheiro no bolso? Hoje em dia, essa situação não é mais muito comum.

Não importa que poucos clientes usem o método de pagamento X ou Y.  Alguém usa. E esse alguém compra! E se você está no ramo para vender, precisa criar todas as condições que facilite ao máximo o fechamento do negócio, concorda? Independentemente da forma como algumas pessoas pagam, o mais importante é que você consiga vender seus produtos e lucrar. Então, por que desperdiçar a chance?

A pandemia do novo coronavírus foi um fator que trouxe grandes mudanças para os hábitos de consumo da população. Com o comércio quase todo fechado, as pessoas tiveram que começar a comprar online. E essa digitalização promete continuar sendo um enorme diferencial no mercado.

Segundo o Relatório de Varejo 2021 da empresa de pagamentos Adyen, 90% dos entrevistados disseram que não voltarão a consumir marcas que proporcionaram uma experiência pouco satisfatória, seja no ambiente físico ou online.

E como você está cansado de saber, boa parte da experiência do cliente está no pagamento. Ele quer rapidez e facilidade na hora de comprar o produto.

Os meios de pagamento também estão mudando porque lidar com dinheiro vivo tem sido um problema para o comércio. Não apenas pela falta de troco, mas pelo risco de roubo e a necessidade de deslocamento entre a loja e o banco carregando valores altíssimos.

Que tal se antecipar a essas novas tendências? Separei cada uma e expliquei sobre como elas funcionam. Depois de terminar a leitura, não se esqueça de me chamar para uma conversa! É só clicar aqui e mandar uma mensagem.

tendências de pagamento em 2022

Tendências de pagamento em 2022: o Pix já se provou útil

Entre todos os meios de pagamentos disponíveis para o cliente, com certeza o Pix foi o único que surgiu e encantou a todos rapidamente. Não demorou muito para que as pessoas começassem a usá-lo para pagar tudo, desde uma garrafa de água até uma joia.

Pix é o sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Segundo as estatísticas do próprio BC, só em 2021 foram registradas mais de 1,6 bilhões de transações.

A tendência para esse ano é que a população utilize o Pix ainda mais. Ou seja, os lojistas que decidirem ficar de fora possivelmente perderão uma grande quantidade de vendas.

Será que vale a pena deixar de vender uma mercadoria e perder o cliente só por que você não quer adaptar a sua loja e acompanhar as mudanças do mercado? Reflita bem sobre o assunto!

O Omnichannel continua em alta!

A estratégia de Omnichannel, também conhecida como multicanalidade, é uma tendência onde o varejista vende por diversos canais ao invés de concentrar tudo em um mesmo ambiente.

Por exemplo: o cliente pode comprar a mesma mercadoria na loja física, no site ou até mesmo no aplicativo. Ele fica livre para escolher qual meio é o mais acessível para ele.

A pesquisa da Adyen ainda mostra que 71% dos entrevistados afirmaram que seriam mais leais ao lojista se tivessem uma experiência de compra sem barreira. Isso funcionaria mais ou menos assim:

O cliente compra um produto pelo site e percebe que não era do tamanho certo. Para não ficar esperando até chegar o correto, ele deseja ir até a loja física trocar.

Essa possibilidade de quebrar barreiras acontece quando você integra o ambiente físico ao digital. Com certeza, é uma tendência que irá crescer cada vez mais!

Tendências de pagamento em 2022: canais de dados integrados

O unified commerce, ou comércio unificado, em português, é o meio que permite integrar todos os dados de pagamento gerados no Omnichannel.

Sua grande vantagem é a centralização de todos os dados do cliente em único sistema. Para o consumidor, isso facilita os processos de troca mesmo que o produto tenha sido adquirido em um canal diferente.

Para o lojista, o benefício é a possibilidade de conseguir aceitar pagamentos em canais variados, se baseando em dados já disponíveis do consumidor.

qr code

Pagamentos por QR Code fazem parte do futuro

Quem é que nunca viu aqueles símbolos estranhos espalhados por aí? Em todos os lugares têm um cartão com o tal QR Code: restaurante, lojas, padarias, sorveterias…

Essa tecnologia foi uma evolução do tradicional código de barras. A ferramenta é capaz de conter diversas informações.

Restaurantes costumam utilizá-lo para disponibilizar o cardápio digital. Já os lojistas podem usufruir do QR Code na hora do pagamento, sem a necessidade de contato físico com o cliente e aumentando a rapidez de todo o processo.

Além de agilizar as compras para o cliente, você consegue evitar filas gigantescas na loja física. Investir no QR Code é uma ótima decisão!

Tendências de pagamento em 2022: carteiras digitais

Lembra daquele problema com o dinheiro que eu mencionei ainda no início do texto? Vamos lembrar que não é só você que passa por isso: o cliente também não costuma andar com notas na carteira.

Isso acontece porque a tecnologia oferece maneiras mais simples de fazer os pagamentos, seja por cartão de crédito, de débito ou através de QR Code.

E o que mais recentemente também se tornou uma grande tendência foi o uso de carteiras digitais, como Paypal, PicPay, PagBank e Mercado Pago.

O cliente armazena seus dados nesses sistemas e depois só precisa liberá-los na hora de realizar qualquer pagamento.

Por isso, é importante se adequar a essa realidade do consumidor. Assim, você consegue aproveitar as vendas e não deixa de lucrar.

Ficou com alguma dúvida? Conte comigo! Estou à disposição para te ajudar, é só clicar aqui e mandar uma mensagem.

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Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!

Se os hábitos de pagamento do consumidor mudam, sua loja precisa acompanhar. Do contrário, ela começa a perder algumas vendas e até mesmo clientes que antes eram fiéis. Reflita bem sobre as tendências que eu trouxe hoje e a importância de implementá-las no seu negócio!

Conte comigo para te ajudar a criar estratégias de venda. Eu tenho uma longa vida empresarial, com sucesso atuando tanto na indústria quanto no varejo. Hoje, sou multifranqueado e administro diversas lojas de renomadas marcas como a Lupo, Arezzo, Ana Capri e Pandora. Além disso, ensino lojistas e a força de vendas das empresas a alcançarem resultados melhores.

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