ruptura no ponto de venda

Ruptura no ponto de venda: como acabar com esse problema?

A ruptura no ponto de venda é um grande problema para o lojista. Afinal, como lidar com essa situação e evitar que ela se torne rotineira? O cliente não gosta de chegar na sua loja preferida e descobrir que o produto desejado está em falta!

Quando a gestão de estoque não é feita corretamente, é comum que ocorra a falta de mercadorias. O conceito de ruptura no ponto de venda é a maior dificuldade enfrentada na cadeia de suprimentos.

Só que se o problema fica frequente, ele começa a afetar a relação entre a sua loja e o cliente. Você sabia que um estoque mal abastecido acarreta até mesmo cancelamento da compra?

Segundo uma pesquisa financiada pela indústria multinacional de bens de consumo Procter & Gamble, 26% dos clientes encontram na concorrência um substituto para o que precisam quando o ponto de venda não possui o produto desejado.

Já imaginou perder clientes fiéis por causa de um mau gerenciamento do estoque? Isso não é aceitável!

E foi procurando uma maneira de te ajudar a evitar esse problema que eu escrevi o texto de hoje. Separei algumas dicas que mostram como controlar o estoque e os produtos em exposição na loja.

Leia tudo atentamente e não se esqueça de me procurar depois, posso te ajudar a vender bem mais! É só clicar aqui e me mandar uma mensagem!

ruptura no ponto de venda

Ruptura no ponto de venda: saiba qual é a demanda

Antes de tudo, o lojista precisa entender algo básico, porém muito importante: o estoque do varejo opera conforme a demanda. Por exemplo, se ela for alta, a quantidade de mercadoria estocada tem que ser maior.

Entretanto, não basta ter um grande estoque. Entender a demanda é essencial porque permite que o lojista tenha um estoque mais assertivo, eliminando as chances de faltar ou de sobrar mercadoria.

Você consegue até mesmo fazer um estoque menor, se baseando apenas na movimentação dos produtos e no fluxo de reposição.

Claro que, para isso, é necessário conhecer quais tipos de mercadoria costumam vender bem e quais tem pouca saída. A partir daí, o lojista pode criar um cronograma mais realista para reposição, evitando a falta de produtos.

O departamento de compras precisa estar alinhado com a indústria

A ruptura no ponto de venda também pode ocorrer pela falha na relação entre indústria e varejo. Ou seja, quando ambos não estão alinhados, dar conta da demanda fica impossível. Por isso, pense nas compras de tal maneira que a indústria realmente consiga te ajudar.

gestão de estoque

Ruptura no ponto de venda: conheça os produtos que vendem mais

Você só consegue compor um estoque realmente eficiente quando sabe qual é a demanda de cada item. Por isso, identificar os produtos que representam a maior parte das vendas é fundamental.

Se aquele item tem uma grande procura, então precisa estar sempre disponível para os consumidores. Vamos a um exemplo para ficar mais claro?

Digamos que a sua loja vende roupas femininas. Os modelos mais vendidos são uma camiseta estampada de flor e um vestido longo básico.

Essas duas peças devem ter um estoque robusto, com reposição periódica! Dê prioridade para os itens que realmente acrescentem no faturamento da sua loja.

Leve em consideração as sazonalidades

Em certas épocas do ano, o varejo encontra demandas diferentes. Por exemplo, os clientes geralmente consomem trajes de praia em maior quantidade durante os meses de férias.

Nesse caso, você precisa fazer um bom planejamento e gerenciamento para evitar a ruptura no ponto de venda. Seu estoque tem que estar preparado para lidar com a alta demanda destes produtos.

Por isso, não se esqueça de levar em consideração as sazonalidades. Faça um cronograma de reposição de mercadorias para os períodos rotineiros e também para as épocas mais específicas.

organização da loja

Ruptura no ponto de venda: sempre confira o estoque

Não adianta apenas criar um cronograma para compra e reposição de produtos. O lojista deve checar periodicamente qual a situação de suas prateleiras para entender como está indo suas operações.

Ter uma visão atualizada sobre o estoque permite que você entenda como está a demanda do consumidor, evitando o risco de ruptura e possíveis prejuízos.

Aliás, seu estoque pode estar cheio e correto, mas o produto está disponível ao cliente? Deixar de colocar os itens nas prateleiras influencia negativamente nas vendas.

Então preste bastante atenção nesses fatores, ok? Não deixe de vender por falha na supervisão.

consultoria para lojistas

As informações precisam estar interligadas

Hoje em dia é bem fácil interligar as operações. Atualmente existem no mercado vários softwares que mantém todas as informações conectadas em um único local.

Digo isso porque sem dúvida nenhuma, a sincronização das atividades é uma estratégia indispensável para evitar a ruptura no ponto de venda. Ou seja, para que determinado produto nunca falte na sua loja, você precisa estar sempre sintonizado com a indústria e com os distribuidores.

Cada uma das partes precisa entender a necessidade do outro para que seja possível em conjunto suprir a demanda do consumidor.

E somente a troca constante de informações mantém as operações alinhadas, permitindo ajustes sempre que forem observadas oscilações na demanda.

O mais importante é saber que acabar com o problema de falta de estoque só é possível quando o lojista realmente deseja melhorar.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda? Estou à disposição, é só clicar aqui e mandar uma mensagem!

Consultoria especializada para lojistas e empresas de todo o Brasil!

A ruptura no ponto de venda é um problema que traz muitos prejuízos para o empresário. Porém, ela pode ser evitada se você colocar as dicas que eu trouxe em prática! Lógico, é necessário se dedicar para que elas realmente funcionem.

Conte comigo para te ajudar a criar estratégias para evitar rupturas no seu negócio e aumentar suas vendas. Eu tenho uma longa vida empresarial, atuando com sucesso tanto na indústria quanto no varejo. Hoje, sou multifranqueado e administro diversas lojas de marcas conceituadas como Arezzo, Ana Capri, Lupo e Pandora. Além disso, ensino lojistas e a força de vendas das companhias a alcançarem resultados melhores.

Conheça a minha palestra que prepara a força de vendas para o mundo pós-pandemia.

E se quiser conversar comigo e tirar qualquer dúvida, é só clicar aqui!

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *