NRF 2022

NRF 2022: tudo sobre o Retail’s Big Show

Após dois anos de pandemia, o varejo finalmente conseguiu se reunir presencialmente para a NRF 2022, que foi realizada no final de janeiro. Executivos de todos os cantos do mundo se reuniram para discutir as mudanças de comportamento do consumidor e como aproveitar essas novas tendências.

Segundo o próprio site da NRF, o evento reuniu 40 mil profissionais da indústria e 18 mil varejistas. Além disso, do total de participantes, 19% faziam parte do setor de vestuário.

Pelo menos 96 países marcaram presença no evento e, do TOP 100 empresas do ramo, 87 delas compareceram.

Foram 3 dias incríveis e com muitos temas importantes colocados em pauta. Então, agora, vou falar sobre as principais tendências.

Lembre-se de que você pode entrar em contato comigo se tiver qualquer dúvida ou simplesmente se precisar de alguma orientação. É só clicar aqui e me mandar uma mensagem!

NRF 2022

NRF 2022: saiba mais sobre o evento

A NRF 2022: Retail’s Big Show aconteceu de forma presencial no Centro de Convenção Jacob K. Javits, em Nova Iorque, entre 16 e 18 de janeiro.

O maior objetivo desse evento foi discutir sobre as transformações do mundo, principalmente envolvendo as mudanças climáticas e a sustentabilidade. Outro grande destaque foram as tendências previstas para o varejo, informações significativas e que podem fazer toda a diferença no nosso negócio.

Eu já vou adiantar para você três temas que acabaram se tornando pauta para discussões relevantes: a experiência de compra do consumidor, o ESG e o Metaverso.

Minha missão, como sempre, é apresentar os assuntos mais importantes para o nosso setor e mostrar como eles podem ser vantajosos.

tendências do varejo

A sustentabilidade dos produtos é uma preocupação

É muito comum encontrar marcas que logo na primeira página de seus sites já falam sobre como se preocupam com esse tema. Às vezes, você compra um produto e nele vem o selo de “sustentabilidade”.

A verdade é que as mudanças climáticas têm sido uma grande pauta em todas as áreas da sociedade. Cada vez mais as pessoas buscam por soluções que diminuam as consequências danosas ao meio ambiente.

Para a indústria têxtil, é um bom assunto para se refletir. O relatório Fios da Moda fez um levantamento da quantidade de “lixo têxtil” que é jogada em aterros sanitários diariamente.

Em 2020, o resultado de perdas foi gigantesco:

– 50% do algodão;

– 31% da poliamida;

– 29% do poliéster.

É preciso reduzir essas perdas. Aproveitar melhor a matéria-prima, tanto como estratégia de proteção da natureza quanto para melhorar os resultados financeiros. Não é possível que tantos insumos sejam descartados na natureza. Com certeza, dá para encontrar formas de aproveitá-los melhor.

Colocar o tema da sustentabilidade como fator de importância no seu varejo significa aumentar o valor da marca no mercado e atrair clientes que admiram tais ações.

NRF 2022: o Metaverso é uma tendência

Outro assunto que preciso trazer para vocês é o Metaverso. Apesar de ainda ser pouco conhecido, em breve ele poderá ajudar o varejo digital a diferenciar suas ofertas.

O Metaverso é um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. Por exemplo, um game em que, enquanto os personagens avançam pelo cenário virtual cumprindo seus objetivos, exiba os produtos da loja. O cliente pode se divertir e, ao mesmo tempo, fazer compras.

O Metaverso também pode envolver estratégias mais simples, como a integração de todas as plataformas físicas e virtuais de atendimento ao consumidor.

Essa aproximação promete revolucionar o varejo mundial. Claro, isso vale para lojas que tenham um orçamento considerável para marketing e inovação. Os custos podem ser bem elevados. Há games bem simples que podem ser construídos por algo entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Porém, o céu é o limite. Se você quiser oferecer uma experiência igual à proporcionada pelos melhores videogames, vai precisar fazer um investimento muito maior.

Então, eu recomendo que você preste atenção nesse fator em ascensão, mas aguarde um pouco. Espere para ver se a tecnologia vai se confirmar como uma ferramenta comercial poderosa. E, se realmente o metaverso cumprir o que promete, se for implantado pelas maiores redes de lojas, o custo deve diminuir aos poucos, tornando a estratégia mais acessível para todos. Fique de olho!

metaverso

O ESG e o DE&I serão fundamentais para o negócio que deseja crescer

Eu acabei de falar sobre sustentabilidade, mas preciso voltar a tocar no assunto. Existe uma sigla muito usada pelas empresas, o ESG (traduzido para o português, significa Ambiental, Social e Governança).

Ao adotar o ESG no seu negócio, você está demonstrando para o público que é capaz de criar soluções para ajudar a diminuir o impacto do efeito estufa no meio ambiente.

E se colocada em conjunto com o DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), o conceito se amplia e envolve a liderança. Em outras palavras, apresenta para o consumidor como a diversidade é abordada dentro da empresa.

Quero relembrar algo importante: a produtividade só é possível quando sua equipe está motivada e satisfeita. A diversidade é algo levado a sério pelas pessoas e inovar é fundamental para a atrair os clientes e crescer no mercado.

NRF 2022: busque uma liderança autêntica

A realidade que você vive hoje, em 2022, é bem diferente daquela experienciada em 2019. Dois anos de pandemia trouxeram várias mudanças para a sociedade, em especial na forma de trabalho.

Poucas empresas devem voltar a funcionar 100% presencialmente e somente uma liderança autêntica será essencial para manter a equipe motivada no dia a dia.

Você vai precisar aprender a engajar seus funcionários e manter a cultura valorizada pela marca. Quanto maior comprometimento, maior serão as chances de as coisas darem certo.

Com essa pauta, eu quero mostrar como reter talentos vai ser uma tarefa mais complexa no futuro. Ao invés de apenas um líder, se torne o mentor de sua equipe.

Transforme a experiência de compra do cliente

Se eu fosse trazer todas as pautas discutidas durante a NRF 2022, o texto ficaria gigantesco. Por isso, eu separei os temas mais relevantes.

O último assunto que pretendo abordar é sobre como transformar a experiência de compra do cliente. No terceiro dia de evento, falou-se sobre o live commerce.

Esse conceito foi criado durante a pandemia como uma solução divertida para a venda de mercadorias. Ele mistura entretenimento e compras instantâneas.

A diferença dele para o e-commerce é a possibilidade de oferecer uma experiência de compra mais humanizada ao consumidor. É uma alternativa que permite o esclarecimento de dúvidas naquele momento em específico.

É claro, a previsão é que o live commerce ainda se refine bastante ao longo dos anos. Porém, não deixa de ser uma tendência que merece ser acompanhada.

Eu busquei trazer um pouco dos meus aprendizados adquiridos na NRF 2022 para você. Caso queira conversar mais sobre o assunto, clique aqui e me mande uma mensagem.

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Esse evento mundial do varejo sempre traz grandes novidades e tendências para ficarmos de olho. Eu, com certeza, absorvi muito conteúdo e adoraria compartilhar mais da minha experiência com você!

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