Dia do Consumidor

Dia do Consumidor: aproveite para melhorar a qualidade do atendimento!

Hoje é o Dia do Consumidor, o que significa uma grande oportunidade para o lojista adotar técnicas diferenciadas para melhorar o atendimento ao cliente. Como sempre, minha missão é trazer dicas estratégicas para te ajudar a colocar isso em prática!

Não é segredo que os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes. Se antes as pessoas aguentavam filas enormes para comprarem o produto desejado, agora elas evitam locais cheios e demorados.

Vivemos uma era onde a agilidade é supervalorizada, principalmente no varejo. E alguns fatores podem colocar a sua loja em destaque em relação a outras, como a qualidade do atendimento.

O Portal Novarejo divulgou uma pesquisa realizada pela XP Investimentos que prova exatamente esse ponto. Segundo o resultado apresentado, cerca de 50% dos clientes preferem andar 10 minutos até encontrarem um ponto de venda melhor.

Ou seja, um local com boa estrutura, confortável e que tenha um ótimo atendimento. Quanto mais personalizada for a relação entre vendedor e cliente, maior a chance de a venda ser concretizada.

Se quiser receber dicas sobre como aperfeiçoar o a qualidade do atendimento aos seus consumidores, continue lendo! E não se esqueça de me chamar para uma conversa quando terminar. Ficarei feliz em esclarecer qualquer dúvida. É só clicar aqui!

Dia do Consumidor

Dia do Consumidor: ofereça treinamentos para a sua equipe

Se você quer que o atendimento ao cliente seja maravilhoso, precisa treinar a sua equipe. É assim que ela aprende a ser educada e gentil, desenvolvendo uma abordagem mais espontânea e branda.

Além disso, o treinamento faz com que os funcionários se tornem mais produtivos. Consequentemente, eles ficam mais seguros para se comunicarem com o consumidor e entenderem suas necessidades antes mesmo que elas sejam expressas.

Lembre-se de que esse processo de capacitação deve focar em todas as fases do atendimento, desde o momento em que o cliente entra em seu estabelecimento até quando ele decide comprar a mercadoria.

Uma boa dica é conversar com sua equipe, perguntando quais são as dificuldades e procurando maneiras de ajudá-los.

Por último, motive os colaboradores diariamente e mantenha uma observação constante sobre o comportamento deles. Dessa forma, poderá fornecer feedbacks valiosos.

consultoria para o varejo

Cuide do ambiente, mantendo sua loja sempre organizada

Se o cliente pudesse montar uma lista com fatores que ele detesta dentro das lojas, o primeiro item seria a desorganização.

Os produtos precisam ficar expostos em locais estratégicos, sempre na altura dos olhos do consumidor. Caso seu negócio venda calçados infantis, por exemplo, procure deixar tudo em prateleiras inferiores.

A apresentação da sua loja envolve aparência, conforto e até cheiro. Uma boa dica é investir em perfumes personalizados. Com certeza você já sentiu um cheiro delicioso vindo de alguns estabelecimentos ao passear pelo shopping. Que tal colocar um aroma que faça o cliente sempre lembrar da sua loja? O investimento não é muito elevado e a estratégia costuma ser bem recebida pelos consumidores.

palestra para força de vendas

Dia do Consumidor: tenha um atendimento ágil

A sociedade está vivendo em ritmo acelerado e poucas pessoas possuem tempo sobrando.

Vamos imaginar que sua cliente Juliana estava indo para o trabalho quando o salto da sandália quebrou. Ela decide entrar rapidamente em uma loja para substituir seu sapato, porém ninguém aparece para recepcioná-la. É claro que a Juliana vai decidir procurar outro local.

Se o atendimento não é imediato, dificilmente o consumidor permanecerá ali. Buscar um concorrente acaba sendo uma opção mais viável, mais rápida.

Então aqui vai uma ótima dica: o dia está muito movimentado? Fale para o funcionário recepcionar o cliente e informá-lo de que logo irá atendê-lo. É o suficiente para manter a pessoa à vontade e deixar claro que a equipe já sabe que ela está ali e fará o máximo para ajudá-la assim que for possível.

qualidade do atendimento

Escute a opinião do cliente!

A melhor pessoa para esclarecer se o atendimento de seu varejo necessita de aperfeiçoamento é o próprio consumidor. Escutar a opinião dele é fundamental!

Assim você entende qual parte precisa de melhorias, o que já está ótimo ou até mesmo se o estabelecimento precisa de algo novo. Nem sempre o cliente vai ter razão, mas o importante é ouvi-lo e manter a mente aberta.

Existem diversas maneiras de colocar essa dica em prática. Uma delas é realizando pesquisas de satisfação. Elas podem ser divulgadas nas suas redes sociais, sites e dentro do próprio local.

E fique de olho em sites como o Reclame Aqui. Se um consumidor fizer uma queixa sobre sua empresa, responda rapidamente, com educação e se prontifique a solucionar o caso.

atendimento ao cliente

Dia do Consumidor: aprecie os clientes

Nem precisaria ser Dia do Consumidor para te lembrar que nada deixa alguém mais feliz do que ser apreciado. Então que tal preparar algumas surpresas?

Crie estratégias de atendimento que consigam fidelizar o cliente. Pegue o dia de hoje como exemplo e pense em uma forma de aproveitá-lo ao máximo.

Quem compra na sua loja com frequência gosta de ver o lojista desenvolvendo ações de apreciação. Pode ser um simples desconto em comemoração pela data, ou a distribuição de brindes.

Seu cliente fiel vai fazer aniversário? Telefone e dê os parabéns. É um gesto carinhoso que vale até mais do que um presente.

Cativar o consumidor não é uma tarefa difícil. Basta pensar em maneiras de agradá-lo de vez em quando!

semana do consumidor

Consultoria especializada para empresas que atuam no varejo e lojistas de todo o Brasil!

A qualidade do atendimento ao cliente é de extrema importância dentro de qualquer estabelecimento do varejo. Se quer manter o consumidor fiel e satisfeito, coloque em prática as dicas que dei hoje!

Gostaria também de lembrar que presto consultoria para empresas que atuam no varejo de diversos segmentos, seja no ramo de moda e calçados até lojas de construção e rede de franquias de todos os ramos.  Você administra uma indústria que tem um canal direito de vendas no varejo, que possui lojas próprias? Pois conte comigo também!

Quer criar uma estratégia de venda e atendimento ao consumidor eficiente? Então conte comigo! Tenho uma longa vida empresarial, com sucesso atuando tanto na indústria quanto no varejo. Hoje, sou franqueado multimarcas e administro com muito sucesso diversas lojas. Conheça um pouco mais da minha trajetória clicando aqui.

Para saber mais sobre meus serviços, é só mandar uma mensagem.

Aproveite e conheça a minha palestra que prepara a força de vendas para o mundo pós-pandemia.

Até a próxima!

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *