execução comercial de loja

Execução comercial de loja: não adianta planejar bem, mas praticar errado!

A execução comercial de loja é um enorme desafio para o empresário que atua no varejo. Incontáveis vezes, em minha trajetória profissional e empresarial, encontrei colegas que eram excelentes em planejamento e péssimos em partir para a ação. No papel, o plano era maravilhoso. Na vida real, uma tragédia.

Quando isso acontece, a culpa é do projeto ou do executor? Pode ser dos dois. As falhas acabam se misturando e, depois de um tempo, é bem difícil perceber onde o trem começou a sair dos trilhos.

É como aquela receita do almoço de domingo, repleta de ingredientes e com muitos detalhes na preparação. Se o sabor não corresponde à expectativa, a culpa pode ter sido do tempero, ou do tempo de cozimento, ou de um descuido em uma das etapas (eu, que adoro cozinhar, sei bem o quanto isso pode ser frustrante).

Por isso, hoje vou te mostrar como fazer as suas estratégias darem certo. Vou te ensinar a fazer a execução comercial de loja perfeita.

Aproveito e já deixo aqui um convite: ao terminar a leitura, me chame para uma conversa. É meu prazer ajudar os empresários a superarem os desafios diários trazidos pelo varejo. Para me mandar uma mensagem, é só clicar aqui.

execução comercial de loja

Execução comercial de loja: avalie se a estratégia desenvolvida corresponde com a realidade

Criar metas para sua loja que não correspondem à realidade é a mesma coisa que saltar de paraquedas sem um paraquedas. Ou tentar viajar de avião sem comprar uma passagem. Com certeza, não vai dar certo!

Por isso, o primeiro passo para executar o planejamento é avaliar se a estratégia estabelecida realmente pode ser levada adiante. É assim que você descobre se será possível alcançar os resultados esperados.

Um bom plano é aquele que podemos implantar, utilizando os recursos e estruturas disponíveis. Do contrário, o empresário apenas se frustra e gasta energia desnecessariamente.

Agora, aproveito para deixar uma dica fundamental: quando for pensar em lançar qualquer procedimento na sua empresa, leve em consideração a rotina e a equipe. Às vezes, é preciso renunciar a algumas coisas no presente para que seja possível melhorar o futuro.

consultoria para lojistas do varejo

Planejamento e execução comercial devem andar juntos

Sou especialista em vendas no varejo há mais de 30 anos e também tenho uma experiência de sucesso como gestor de mais de 25 lojas (clique aqui para conhecer um pouco da minha trajetória). Então eu sei como funciona todo esse planejamento e a execução de estratégias. Eu sei que nem sempre é uma tarefa fácil.

Depois de tantos anos trabalhando nesse mercado, posso dizer que me deparei com diversos empresários que sabiam como traçar objetivos e conseguiam repassar tudo para a equipe sem qualquer dificuldade. Só que na hora de colocar em prática, acabavam cometendo equívocos importantes.

Isso acontecia por um grande motivo: o lojista não era capaz de fazer com que o plano e a execução ficassem no mesmo nível.

Já ouviu alguém te dizendo para não dar um passo maior do que a perna? Na rotina de um negócio, esse conselho é essencial. Sempre que você cria uma estratégia, está em busca de solucionar um problema.

Então olhe ao redor da sua loja e verifique o que precisa de mudanças. As vendas não estão indo bem? Ou algum processo requer melhorias? Seja qual for a resposta, lembre-se de que a equipe deve acompanhar essa decisão e de que dedicação é a palavra-chave.

O empresário que não coloca a mão na massa junto com seu time não consegue executar o que foi planejado.

Execução comercial de loja: não tenha pressa!

Tem um ditado popular muito famoso que diz assim “A pressa é inimiga da perfeição”. Conhece, né? E esse outro: “paciência e canja de galinha não fazem mal a ninguém”?

Você provavelmente escutou essas frases milhares de vezes durante os anos. Pois leve esse ditado para a sua jornada empresarial.Quando tentamos fazer algo de maneira apressada, sempre algo acaba dando errado. Só que na execução de loja não dá para ficar cometendo equívocos.

Ao observar que a loja precisa de certas mudanças, o varejista se desespera. Aí ele cria alguns planos e tenta colocá-los em prática rapidamente, achando que os problemas serão resolvidos em um estalar de dedos.

Na verdade, o correto é desenvolver as metas, conversar e preparar sua equipe. Assim, os projetos serão finalizados e finalmente as ideias vão se tornar realidade.

palestra para a força de vendas

Saiba quais são os pontos fracos e fortes de sua loja

Eu queria introduzir minha última dica para te ajudar com a execução comercial do seu negócio. Neste tópico, irei te ensinar como os pontos fracos e fortes fazem toda a diferença em seu planejamento estratégico.

Vamos imaginar que a maior dificuldade da sua empresa é finalizar as vendas. Como gestor, sua responsabilidade é desenvolver alguma técnica que solucione o impasse e traga resultados positivos.

A National Retail Federation fez uma pesquisa para entender como isso funciona nas empresas e descobriu que as falhas humanas equivalem a 25% da perda de faturamento de indústrias varejistas. As vendas são perdidas porque a loja não é capaz de executar as estratégias criadas.

Agora quando o gestor conhece os pontos fracos, dá para evitar situações como a descrita acima.

Quanto aos pontos fortes, busque uma forma de utilizá-los para auxiliar na hora de colocar em prática os planos.

Se a execução comercial de loja é um desafio para você, gostaria de te dizer que estou à disposição para te ajudar. Venha conversar comigo clicando aqui.

consultor especializado em varejo

Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!

Não adianta ficar um tempão planejando medidas estratégicas para sua loja, mas depois não conseguir executá-las. Acredite, você não é o único varejista a passar por uma situação parecida.

Minha experiência com vendas no varejo é longa e bem-sucedida. Trabalho nesse setor há mais de 30 anos e hoje estou à frente de mais de 25 lojas.

Não cheguei onde estou atualmente sem me dedicar bastante e aprender com os meus erros. O sucesso é algo que todo empresário persegue e eu quero te ajudar nessa caminhada.

Presto consultoria especializada para lojistas e empresas que atuam no varejo de todo o Brasil. Lembrando que atendo todos os ramos, com exceção dos segmentos de meias, lingerie, underware masculino e roupas esportivas.

Clique aqui e conheça minha palestra que prepara a força de vendas para o mundo pós-pandemia.

Até a próxima!

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *