preparação para o Dia das Mães

Preparação para o Dia das Mães: sua loja já está pronta para a data?

A preparação para o Dia das Mães deste ano já precisa estar em curso neste momento. Se, até agora, você não planejou nada para a data, saiba que está atrasado. Mas vou te dar algumas sugestões que podem ser implantadas hoje mesmo. Meu objetivo é te ajudar a preparar as estratégias para aumentar as suas vendas.

Vou começar falando sobre o cenário atual, que é bem mais positivo do que o de 2021 e infinitamente melhor do que o de 2020. Você sabe: foram dois anos de pandemia do novo coronavírus, com lojas físicas fechadas, ou funcionando parcialmente, ou em horários alternativos. E dois anos de clientes sem muito dinheiro, evitando gastar até em presentes para as pessoas mais próximas, já que não podiam prever como seria o amanhã.

Mas, finalmente, temos uma rotina quase normal. A pandemia foi controlada, as lojas estão abertas, os shoppings estão cheios, e os CONSUMIDORES querem CONSUMIR! Cabe a nós, lojistas, recebê-los com o melhor atendimento e ótimas ofertas, e fazer deste o melhor Dia das Mães dos últimos anos!

Eu, pessoalmente, tenho altas expectativas. Estou trabalhando com a perspectiva de aumentar as vendas em minhas lojas em 20% em comparação com 2019, ano pré-pandemia.

Quer entender como preparar a sua loja para essa ocasião? Então confira as orientações que separei. Lembre-se de que ficarei te esperando para conversarmos. Para entrar em contato comigo, é só clicar aqui e me mandar uma mensagem.

preparação para o Dia das Mães

Preparação para o Dia das Mães: entenda quando começar o planejamento

Há muitas ações para organizar na preparação para o Dia das Mães. Eu recomendo que a preparação da vitrine seja iniciada três semanas antes da data. Se for possível começar já na segunda semana de abril, melhor ainda!

A vitrine é a parte responsável por chamar a atenção do consumidor, fazê-lo entrar no clima do Dia das Mães e pensar sobre o que irá comprar de presente. É a partir daí que ele analisa as opções, promoções e kits disponíveis na loja.

Claro, isso só é possível quando o varejista tem seu estoque pronto para a data. Vale lembrar que o prazo de compra de produtos duráveis para consumo pode variar entre 1 e 5 meses, dependendo da marca e da franquia.

Por esse motivo, eu sempre aconselho o lojista a deixar seu estoque completo ainda no final de março, no máximo até a primeira semana de abril.

Assim como o cliente compra algo e sofre com a demora na entrega, o mesmo pode acontecer com o seu estoque. Lembre-se que os fornecedores também seguem um cronograma e podem atrasar o envio de mercadorias. 

vitrine para dia das mães

Produtos que são mais procurados para o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data comemorativa que pode ser aproveitada por vários segmentos do varejo. Não existe um limite de presentes que os filhos possam comprar. Então joias, perfumes, cosméticos, calçados, roupas e bolsas podem vender bastante.

Enquanto algumas mães preferem ganhar roupas confortáveis para ficar em casa ou para ir às aulas de ginástica, outras ficam mais felizes ao receber um kit com perfume e creme hidratante, ou um colar.

O presente também pode ser um voucher para um dia no spa, uma massagem, serviços no salão de beleza… Por isso, o varejista que souber trabalhar direitinho vai conseguir superar as vendas de 2019.

Preparação para o Dia das Mães: estratégias que trazem resultados

Quando você tem uma loja, é fundamental saber montar uma estratégia de vendas efetiva. E para te ajudar a entender como isso funciona, vou pegar dois exemplos que geralmente utilizo no meu próprio negócio.

É claro que nos últimos dois anos a estratégia foi focar no e-commerce. A pandemia não deixou outra opção para o varejo. Mas, em 2022, poderemos voltar aos métodos anteriores que costumavam ser bastante satisfatórios.

O principal deles é aprender a cuidar da sua loja e planejar os produtos que irá vender com bastante antecedência.

Quando falo sobre cuidar da loja, estou me referindo ao modo como ela é apresentada aos clientes. Já que é Dia das Mães, invista nisso! Ao invés de fazer o consumidor ficar procurando pelos itens no estabelecimento, monte uma área específica com tipos de produtos que poderiam ser dados como presentes.

Há filhos que não sabem muito bem o que comprar e sempre pedem ajuda para o vendedor. Se você seguir a minha dica, basta levá-lo até esse espaço e mostrar as opções.

Crie um kit praia com biquini, canga e viseira. Ou então um pijama com pantufas. Caso sua loja trabalhe com cosméticos, o kit pode misturar produtos de maquiagem, cabelo e corpo etc.

E aqui já aproveito para deixar uma segunda e importantíssima estratégia: treine sua equipe. Não adianta deixar a loja linda, porém não ter vendedores capazes de receber os consumidores. Ensine como o atendimento deve ser feito e mostre que manter a positividade é essencial.

Promoções também são válidas nessa época!

Os clientes adoram escutar duas palavras: desconto e promoção. Aproveite que sua loja ficará lotada de pessoas em busca de presentes para as mães e pense em uma campanha atrativa.

Por exemplo: “Compre um presente para a sua mãe e ganhe 10% de desconto em um presente para você mesmo!” ou “Na compra de presentes para as mães acima de R$ 500,00, ganhe um vale de 15% de desconto para a próxima compra”.

Essas campanhas valem para o ano todo e não precisam se limitar às datas comemorativas!

presente para as mães

Preparação para o Dia das Mães: saiba abordar o cliente

Depois de ter preparado toda a apresentação da loja, incluindo a vitrine, chegou a hora de investir na sua equipe.

O vendedor precisa receber um bom treinamento para aprender a atender o cliente corretamente, assim oferecendo a atenção merecida.

Já falei sobre isso, mas não custa reforçar: nem sempre as pessoas sabem o que dar de presente para a mãe.

Chegou alguém dizendo que está em dúvida do que comprar? Oriente seu time sobre as perguntas que deve fazer, como, por exemplo:

– O que a mãe gosta?

– Como ela é?

– Quais são as preferências dela?

E, a partir daí, começar a apresentar itens da loja que combinem com as preferências da mãe do cliente.

Além disso, o vendedor ainda tem que estar preparado para mostrar a loja inteira antes da pessoa se decidir, simplesmente para não perder a venda.

Finalizo com uma última dica: não foque apenas em uma faixa etária. As mães possuem perfis variados, podendo ser mais velhas, mais novas, mais atléticas, mais caseiras etc.

consultoria para o varejo

Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!

Depois de dois anos de pandemia, chegou a hora de o lojista se programar para conseguir aproveitar os lucros que o Dia das Mães promete proporcionar ao varejo em 2022!

Se ainda não começou a se preparar, minha dica é agilizar. Corra! Comece agora mesmo!

Claro, a data já está chegando. Talvez você não consiga aproveitar minhas dicas. Por isso, já me coloco à disposição para te ajudar nas próximas datas comemorativas. Vamos trabalhar juntos, e com antecedência, para que você alcance sempre os melhores resultados possíveis.

Estou te aguardando para uma conversa! Clique aqui para me mandar uma mensagem.

Trabalho no setor de varejo há mais de 30 anos e minha experiência é muita ampla. Hoje estou à frente de mais de 25 lojas e sou franqueado multimarcas. Também atuo como consultor especializado em varejo, atendendo lojas de diversos segmentos em todo o Brasil. Clique aqui para conhecer um pouco da minha história.

Até a próxima!

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