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Gestão de pessoas no varejo: acabou a era do chefe mandão!

A gestão de pessoas no varejo exige conhecimento e muita estratégia. Ela é vital para qualquer tipo de loja, seja lá qual for o tamanho da equipe, a localização do negócio e o segmento em atua. E é bom deixar claro: a época do chefe mandão acabou. Ficou no passado. Não é mais aceitável ter um líder que fica gritando com os funcionários, intimidando, criando um clima negativo no trabalho.

Para alcançar as metas estipuladas, o gestor precisa encontrar uma forma de se conectar com o time e de manter a produtividade em alta.

O bom relacionamento entre líder e funcionários é imprescindível. Se antes os colaboradores aceitavam calados situações de abuso, assédio e ameaças no ambiente de trabalho, hoje isso não acontece mais. E o descaso de muitos líderes com suas equipes é o que provoca altas taxas de turnover nos negócios.

Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em fevereiro, foram registradas 29.488 demissões voluntárias por dia útil. Em comparação com o mesmo período de 2021, houve um aumento de 24%.

E é claro que esse volume alto de pedidos de desligamento está relacionado à insatisfação que os funcionários têm sentido com seus respectivos líderes. A desvalorização e a falta de motivação por parte do varejista contribuem para cenários como esse.

Quer evitar que sua loja sofra com esse problema? Escrevi um artigo com dicas para te ajudar no dia a dia. E se precisar de ajuda com gestão de pessoas, estou à disposição. É só clicar aqui e me mandar uma mensagem.

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Gestão de pessoas no varejo: o líder deve colaborar com a equipe!

Quando falamos sobre liderança, não estamos falando apenas sobre o dono da loja. Líder é aquele que tem contato diário com a equipe, que faz os planejamentos e fica responsável por direcionar os funcionários no dia a dia.

Mas seja dono, supervisor ou gerente, ter um bom relacionamento com o time é fundamental. Não adianta ficar gritando instruções para seus vendedores e brigando quando fazem algo errado.

sua função sempre será a de colaborar. Ao invés de somente delegar, comece a fazer junto. Converse com a equipe e pergunte, por exemplo, “como poderemos atingir a meta x, juntos?”

Esteja à disposição para contribuir. Liderar significa oferecer o seu braço aos vendedores e acompanhá-los em cada passo da caminhada.

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Liderar é saber se colocar no lugar do outro!

Saber se colocar no lugar do outro tem um nome: empatia. Toda vez que você for cobrar ou avaliar o serviço, primeiro use a habilidade de ser empático.

Só é possível oferecer conselhos de melhoria quando você realmente entende a realidade da pessoa. Será que a baixa produtividade de um  determinado funcionário não tem um motivo por trás?

Quanto mais compreensivo e parceiro o líder for, melhor a equipe vai trabalhar. Consequentemente, os resultados também serão mais positivos.

Mas, lembre-se: ter empatia não significa passar a mão na cabeça e deixar as críticas e cobranças de lado. Muito pelo contrário: os erros ainda devem ser evidenciados, acompanhados com dicas sobre como consertá-los, só que de maneira educada.

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Gestão de pessoas no varejo: aprenda a valorizar os funcionários!

Já parou para avaliar quantos talentos sua loja perdeu por não os ter valorizado corretamente? Um funcionário que traz resultados ótimos e não tem seu esforço reconhecido vai se sentir desmotivado.

O papel da liderança é exatamente o de encontrar maneiras de provar porque cada um dos vendedores é parte fundamental do negócio. Assim, a equipe entende que deve seguir se arriscando e inovando.

Não é necessário fazer uma grande ação para mostrar que valoriza os funcionários. Atitudes simples como oferecer feedbacks positivos e recompensas pelos resultados alcançados, muitas vezes, são o suficiente.

Busque maneiras estratégicas de motivar a sua equipe diariamente.

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Invista na capacitação da equipe!

É claro que nem todo funcionário contratado já chega na sua loja confiante, totalmente preparado para a rotina que terá que enfrentar.

Mesmo que tenha experiência em lojas, cada setor do varejo tem suas próprias especificidades, suas próprias demandas. E a tarefa de se adaptar nem sempre é tão fácil quanto parece.

Então minha dica para você é: invista em capacitação. Crie um cronograma de treinamentos para a sua equipe, inserindo palestras, convidando consultores ou até mesmo fazendo treinamentos online.

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Gestão de pessoas no varejo é uma forma de atrair e reter talentos

Quantas vezes você teve que gastar rios de dinheiro com rescisões de funcionários que, na verdade, eram fundamentais para a sua loja?

Hoje em dia, o grande desafio dos líderes é aprender a atrair e reter talentos. E se você não faz uma boa gestão de pessoas, pode ter certeza de que já deixou ir embora trabalhadores que conseguiriam fazer bastante por seu negócio.

Mas não se preocupe. Ainda dá tempo de mudar suas atitudes!

Repense sua liderança e seus objetivos. Aprenda a ser um líder colaborativo, empático e incentivador.

Estou à disposição para ajudar todo lojista que está em busca de melhores resultados. Clique aqui e venha conversar comigo.

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Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!

Meu nome é Valquírio Cabral Júnior e trabalho no setor varejista há mais de 30 anos. Por isso, tenho uma ampla experiência com questões enfrentadas diariamente pelos lojistas.

Você tem dificuldade em liderar a sua equipe corretamente e tem percebido que o índice de turnover do negócio está alto demais? Venha saber como posso te ajudar!

E para o varejista que está passando por problemas financeiros após os últimos dois anos de pandemia, eu ofereço uma consultoria especializada. Consigo entender os problemas da sua loja, apresentando soluções estratégicas e eficientes. Meu objetivo é conduzir seu negócio aos mesmos níveis de vendas e de lucratividade do período pré-pandemia.

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Até a próxima!

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