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Ponto de venda: as melhores estratégias para escolher um local!

Escolher o ponto de venda não é uma tarefa fácil e errar nessa decisão pode significar o fracasso do seu negócio. Dependendo do ponto, a loja pode ter mais público. Ou menos! Para que seu investimento tenha sucesso e se destaque no mercado é necessário que você se planeje bastante.

Os dois últimos anos foram bem difíceis para o varejo. A pandemia da Covid-19 fez com que o governo implementasse diversas medidas de restrição. Entre elas, o fechamento do comércio. Com isso, o e-commerce cresceu 41% em 2020 e 26% em 2021, segundo dados divulgados pela consultoria Ebit, que mede a reputação de lojas virtuais.

Enquanto isso, milhares de lojas físicas tiveram que fechar as portas. Mas agora que as coisas começaram a voltar ao normal, é hora de investir novamente no varejo. Mas, lógico, com muita inteligência e estratégia.

Antes de alugar um ponto de venda, leia atentamente este artigo. Eu separei algumas dicas sobre como escolher o local ideal e, assim, aumentar as chances de sucesso do empreendimento. Aproveite!

E se, após a leitura, você tiver qualquer dúvida, clique aqui e mande uma mensagem.

ponto de venda

Ponto de venda: entenda o perfil do seu consumidor

O primeiro passo para escolher o ponto certo para a sua loja é entender o público-alvo. Você precisa analisar o perfil do cliente, entender quais são suas características principais.

Digamos que sua loja irá vender roupas fitness. Os consumidores serão homens e mulheres em busca de roupas confortáveis e de boa qualidade para praticarem atividades físicas. O ponto de venda perfeito é aquele localizado próximo de academias, clubes, parques etc.

Da mesma forma, uma loja de roupas infantis poderia se beneficiar bastante se ficasse perto de uma grande escola.

Eu quero te lembrar que o segredo é ir atrás do consumidor ao invés de fazê-lo vir até você. Essa dica é fundamental, principalmente para quem está iniciando no mundo dos negócios.

geomarketing

O segundo passo é pensar na visibilidade!

Não adianta fazer promoções incríveis se a sua loja fica localizada em uma esquina pouco movimentada do shopping, ou então em uma pequena rua de bairro, por onde só transitam os vizinhos.

O ponto escolhido precisa ficar em um local visível e movimentado. Parece óbvio que a visibilidade é importante, mas nem todos os comerciantes levam esse fator em consideração.

Procure por pontos de venda que sejam visíveis de diferentes ângulos. Para quem está a pé, a visão da fachada do seu comércio não é a mesma de quem está dentro do carro.

Busque por espaços que fiquem no nível da rua, ou em regiões movimentadas do shopping. Quanto menos barreiras escondendo a sua loja, mais clientes em potencial ela terá.

escolha do PDV

Ponto de venda: ele precisa ser acessível!

E aproveitando que eu falei sobre a acessibilidade no tópico anterior, este é outro fator que você precisa considerar.

Quantas vezes você não deixou de entrar em uma loja só porque ela não tinha estacionamento ou porque a rua era de difícil acesso? A dificuldade para chegar a um comércio faz com que a movimentação diminua drasticamente.

Ou seja, sua loja perde a oportunidade de vender e lucrar. Por isso, na hora de escolher o ponto de venda ideal é preciso analisar se:

– Existe espaço para os consumidores estacionarem;

– Existem rotas práticas de acesso ao local;

– A região é segura;

– A rua é movimentada, mas possui semáforos e faixas de pedestre;

– A infraestrutura da região é boa, com calçadas conservadas, ruas asfaltadas e pontos de ônibus próximos;

– Existem estacionamentos ou outros locais para os clientes deixarem seus veículos.

Gostaria de oferecer ainda outra dica: visite o bairro em dias e horários diferentes. Observe como é o movimento do ponto e sua acessibilidade.

Olhando tudo como consumidor, fica mais fácil planejar o seu empreendimento.

Ponto de venda: conheça a sua concorrência

Um pensamento muito comum entre varejistas é o de que quanto mais longe estiver a concorrência, melhor. Mas isso nem sempre é verdade.

Às vezes, o ponto de venda ideal é aquele que está localizado próximo dos concorrentes. Quer entender o motivo?

Sua loja vende roupas fitness. Quando o consumidor estiver em busca de uma legging ou shorts para praticar suas atividades físicas, vai querer pesquisar as possibilidades. Provavelmente, vai olhar as opções e os preços em duas ou três lojas. Ele vai procurar um shopping, uma rua ou um bairro em que haja algumas lojas fitness. E aí, lógico, você vencerá a concorrência se oferecer os melhores produtos, preços, promoções, atendimento.

Percebeu como a proximidade nem sempre é ruim?

consultoria financeira para o varejo

Tenha certeza de que o ponto de venda cabe no seu bolso!

Não importa se você vai comprar ou alugar o ponto de venda: ele precisa caber no seu bolso.

Faça um planejamento financeiro bem detalhado e verifique se o orçamento disponível é suficiente para arcar com os custos do local escolhido.

Isso significa calcular o capital atual, fazer previsão de lucros e prazos para retorno, além de entender o valor de mercado dos imóveis na região selecionada. É assim que você faz uma análise sobre o custo-benefício e descobre se o ponto será um bom investimento.

melhor localização para uma loja

Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!

Quer abrir uma loja e não sabe como escolher o ponto de venda ideal? Pode deixar que eu te ajudo. Essa é a minha missão: oferecer estratégias que facilitam decisões difíceis no dia a dia de um varejista.

Eu sou franqueado multimarcas e trabalho no varejo há mais de 30 anos. Hoje, estou à frente de mais de 25 lojas de marcas como Arezzo, Lupo e Pandora.

Presto consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil, ajudando-os com diversas questões enfrentadas no segmento do varejo. Tenho, por exemplo, uma consultoria especializada em finanças, cujo objetivo é fazer seu comércio retomar aos níveis de vendas registrados antes da pandemia. É um trabalho que tem obtido excelentes resultados.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar uma reunião? Clique aqui para conversar comigo e receber mais dicas sobre como escolher o seu ponto de venda.

Até a próxima!

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