comportamento do consumidor

Comportamento do consumidor: dicas para conhecer melhor o seu público!

Conhecer o comportamento do consumidor é fundamental para qualquer varejista. Quando você abre uma loja, precisa planejar suas estratégias com bastante cuidado para que elas alcancem o resultado desejado. E qualquer planejamento só vai para frente se ele corresponder ao perfil do público que frequentará seu negócio.

Saber quem é o seu consumidor, o que ele faz no tempo livre, o que aprecia e o que ele não gosta é uma tática eficiente para abastecer sua loja com mercadorias que ele vai querer comprar.

O varejista que conhece seu público consegue montar uma vitrine chamativa, escolher o volume ideal das peças em estoque e qual a faixa de preço adequada para os produtos. Já aqueles que não se preocupam com isso acabam vendendo artigos que o consumidor não quer por um valor que ele não está disposto a pagar.

Em 2021, mais de 1,4 milhão de empresas tiveram que fechar as portas por causa da pandemia, segundo o Ministério da Economia. Os números são assustadores, mas a retomada do mercado está permitindo que muitos empreendedores consigam voltar a ter sucesso.

E se você foi capaz de sobreviver à crise trazida pela Covid-19 e agora quer manter sua loja crescendo, aprender mais sobre seus clientes é essencial. Confira as minhas dicas e clique aqui para conversar comigo se ficar com alguma dúvida!

comportamento do consumidor

Comportamento do consumidor: perceba as mudanças de acordo com o calendário!

Os hábitos de consumo mudam conforme o dia da semana. Nos sábados, por exemplo, o fluxo de clientes é bem maior do que em uma terça-feira.

Essas mudanças são facilmente observadas em lojas voltadas para o vestuário. O final de semana é mais movimentado, porque as pessoas estão de folga e conseguem comprar o que precisam com calma. O fluxo de clientes aumenta bastante e a média de tempo de permanência na loja também.

Então você precisa ter estratégias (de preço, de atendimento, de estoque) para receber essa clientela maior e transformar isso em vendas. E precisa pensar em como motivar seus consumidores a também aparecerem em dias mais fracos, como a terça-feira.

Você também deve avaliar em que época do mês seu cliente está mais propenso a gastar dinheiro. E analisar quais datas comemorativas ao longo do ano influenciam bastante o consumo.

geolocalização para varejo

Use tecnologias de mapeamento para encontrar locais vantajosos

Hoje, existem aplicativos de mapeamento de consumo que se baseiam em inteligência geográfica para informar ao empresário quais são os locais mais vantajosos para abrir uma loja.

Esses apps levam em consideração diversas variáveis para entender como é a região em que está o ponto de venda. Por exemplo:

Digamos que você tenha um comércio voltado para o setor de vestuário. O aplicativo cruza os dados do seu varejo com o potencial de consumo das suas mercadorias, mostrando quanto as pessoas costumam gastar e qual é o potencial de cada região.

Se você estiver pensado em um local específico para instalar a loja, o app vai confirmar se a decisão será boa ou não.

dicas para vender mais

Comportamento do consumidor: faça campanhas de marketing tendo como base o fator geográfico!

O comportamento do consumidor é influenciado por diversos fatores ao redor dele. Talvez ele esteja querendo comprar uma blusa X, mas viu uma publicidade dizendo que a blusa Y era melhor. No final, ele resolve comprar a blusa Y porque achou a propaganda convincente.

Os hábitos de compra podem mudar se você souber como influenciá-los corretamente.

Ao saber onde seu público-alvo está localizado e como ele se comporta, sua loja pode criar campanhas de marketing assertivas.

Uma forma de atingir esse público ainda mais é usar a inteligência geográfica para divulgar as propagandas exatamente onde os consumidores estão. Quer entender como?

Seu público-alvo costuma frequentar uma determinada academia do bairro. Você pode colocar uma propaganda dentro do estabelecimento, divulgando seus produtos e chamando a atenção para a sua loja. Ou deixar flyers e folders com suas promoções na recepção da academia.

Atenção: não se trata de panfletagem. Distribuir um papel em qualquer esquina, em qualquer rua, para qualquer um, é jogar dinheiro fora. Quem fala com todo mundo, não fala com ninguém. Estou falando para você se comunicar com o público certo, com clientes em potencial, com um perfil de consumidor que comprovadamente tem interesse nos seus produtos.

É sempre fundamental entender o comportamento do consumidor para conseguir que a loja alcance o resultado planejado e prospere.

consultoria para varejo

Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!

Todo varejista precisa conhecer o comportamento do consumidor. É sabendo do que eles gostam, o que fazem e quanto estão dispostos a gastar com alguma mercadoria que você consegue aumentar as vendas e o faturamento.

Clique aqui para conversar comigo se estiver precisando de mais dicas. Me coloco à disposição para ajudar com o que precisar!

Sou franqueado multimarcas e trabalho no varejo há mais de 30 anos. Hoje, estou à frente de mais de 25 lojas de diversas marcas, como Lupo, Arezzo e Pandora.

Presto consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil, ajudando-os com diversas questões enfrentadas no segmento do varejo. Uma das minhas consultorias é voltada para treinar a força de vendas. Clique aqui para saber mais.

Também presto consultoria financeira especializada para o varejo, com estratégias comprovadamente eficazes para que a sua loja volte a ter os mesmos níveis de vendas registrados antes da pandemia. Será um prazer te ajudar a ganhar mais dinheiro!

Clique aqui para conversar comigo, tirar dúvidas ou agendar uma reunião. Estou aguardando o seu contato. Até a próxima!

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *