vendas para o Natal

Vendas para o Natal: mais da metade dos brasileiros vão dar presentes neste ano!

As vendas para o Natal são esperadas com ansiedade e expectativa pelo varejo. O movimento nas lojas físicas e virtuais aumenta bastante. E para melhorar, há o acréscimo de dinheiro circulando, com o pagamento do 13º salário e de férias para muitas pessoas. Para a empresa, nada melhor do que fechar 2022 com números positivos.

Entretanto, preciso alertar que o momento é de indefinição. Existem contrastes no cenário econômico. Estamos vivendo uma transição de governo em nível nacional, o que, por si só, já é motivo de cautela. E o consumidor parece sentir que o momento é de análise e, por isso, não está indo com tanta sede ao pote na hora de comprar.

A Black Friday pode ser encarada como um bom exemplo. Embora toda a expectativa criada pelos descontos oferecidos, as vendas ficaram abaixo do esperado. O faturamento total ficou um pouco acima dos R$ 3,1 bilhões. Esse valor é 34,18% menor do que as vendas da promoção em 2022. Os dados são do monitoramento Hora a Hora da Confi Neotrust, empresa referência em fonte de dados do e-commerce no Brasil, em parceria com a ClearSale.

Por outro lado, também existem fatores que trazem otimismo ao comércio. Isso porque grande parte da população quer presentear alguém no Natal. Segundo um levantamento sobre intenção de compras, realizada pela PiniOn, a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 51,1% dos entrevistados vão presentear alguém nesse período. Além disso, mais de 43% das pessoas relataram que pretendem gastar mais em 2022 do que no Natal anterior.

Outra pesquisa, feita em parceria pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), indica que 73% das pessoas ouvidas irão dar presentes para familiares e amigos no Natal. Isso poderá injetar mais de R$ 66 bilhões na economia.

Já a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que o Natal de 2022 possa gerar mais de R$ 65 bilhões em vendas. Esse número seria levemente superior ao de 2021, quando a injeção na economia foi de R$ 64,25 bilhões. Mas ainda ficaria abaixo dos R$ 67,55 bilhões de 2019, período anterior à pandemia da Covid-19.

Destaco que os empresários precisam estar atentos também a uma mudança de hábitos dos clientes. A busca por promoções, vantagens e cashback está maior. E muitos começaram a apostar em opções como os clubes de fidelização. Entender essa realidade vai contribuir para fechar as contas no positivo no final deste ano.

Com base em todas essas informações, preparei este artigo para que você possa ter um crescimento nas vendas para o Natal. Afinal, trata-se da melhor data comemorativa para o varejo. Com algumas estratégias importantes, será possível aumentar os lucros e movimentar o estoque.

Lembre-se de que, se tiver alguma dúvida, você pode me encaminhar uma mensagem. Clique aqui a qualquer momento e mande sua dúvida!

vendas para o Natal

Vendas para o Natal: esteja ciente do cenário econômico!

Claro que os números da Black Friday assustaram. Mesmo assim, existem boas perspectivas para o aumento das vendas no Natal. Fatores como a tradição da troca de presentes e a reunião das famílias ajudam nesse sentido.

No entanto, é preciso encarar a realidade. Conforme informações do Banco Central (BC), 29,4% da renda dos brasileiros está comprometida com dívidas. Somado a isso, temos a elevação da taxa de juros e o impacto pela indisponibilidade de insumos para alguns setores, como é o caso dos eletroeletrônicos, devido à redução provocada pela diminuição de produção na China.

Embora a inflação também tenha caído, não houve um aumento no poder de compra para a população. O incremento do 13º salário pode amenizar um pouco esse cenário.

consultor para lojas

Vendas para o Natal: não esqueça o seu estoque!

Embora a perspectiva de vendas não seja tão positiva quanto há alguns meses, o Natal continua sendo um grande carro-chefe. E por isso é que garanto a você: prepare seu estoque, estando atento às necessidades do público. Com isso, você terá condições de realizar promoções e apresentar ofertas para atrair os consumidores.

Nas minhas empresas, uma das primeiras ações que faço é saber quais são os produtos mais procurados e os lançamentos do mercado que vão atrair o consumidor. Isso é essencial. O gestor também precisa estabelecer quais são as metas de venda. A partir daí, é possível vislumbrar a quantidade de itens que será necessária na loja para alcançar os objetivos.

Vendas para o Natal: Dicas para vender mais!

O final do ano traz ânimo para o comércio. Embora as dificuldades apareçam, é possível encontrar caminhos para não ficar na dependência das tradições ou da sorte para fechar o ano com resultados positivos.

Por isso, separei quatro dicas para você aumentar suas vendas para o Natal.

1) Conheça seu público – Promoções, kits ou combos precisam ter afinidade com o público que procura sua loja. Não corra riscos de tomar decisões que deram certo em anos anteriores, mas que agora não devem ser repetidas. Existem gestores que oferecem produtos que não interessam ao público e que acabam encalhando. Faça, se possível, uma pesquisa de mercado. Também analise os comentários dos seus clientes nas redes sociais.

2) Faça uma comparação das vendas do período em anos anteriores – Sua empresa pode vasculhar o que deu certo antes e como foi o plano de ação executado. Isso permite não apenas verificar o que já funcionou, mas quais ações você não deve repetir. Um fator que considero importante é averiguar as pesquisas de satisfação realizadas com os clientes, que trazem um excelente feedback sobre boas ou más experiências do público nas compras de Natal.

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3) Não deixe de usar o benchmarketing – ter o monitoramento da concorrência é algo importante e o empresário não precisa ter vergonha de utilizá-lo. Analise o que processos positivos de outras empresas podem acrescentar para o seu negócio. Não se trata de “copiar uma ideia”, mas de entender quais ações dos concorrentes podem ser benéficas para o seu negócio.

4) Atenção no relacionamento com o cliente – Foque em um atendimento ao cliente com eficácia e rapidez. Uma boa alternativa é equilibrar a automatização com um suporte humanizado, onde o cliente perceba que está conversando com alguém se tiver alguma pergunta a fazer. Natal é época de estreitar laços humanos. Menos robotização e mais pessoalidade vão fazer diferença nos resultados do seu negócio.

Consultoria especializada para empresas e indústrias que atuam no varejo de todo o Brasil!

Para atrair o público, sua empresa precisa de organização, ações bem planejadas e condições que atraiam o público. Eu posso te ajudar a atingir uma alta performance nas vendas!

Meu nome é Valquírio Cabral Júnior, franqueado multimarcas e estou no comando de mais de 25 lojas. Sou consultor especializado em vendas e finanças e ofereço apoio para empresas e indústrias que atuam no varejo e rede de franquias de todo o Brasil.

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Até breve!

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