Se você nunca fez um planejamento de marketing para lojas ou até fez, mas de forma improvisada, sem uma estratégia detalhada, saiba que está perdendo dinheiro. E por incrível que pareça, muitos empresários ainda resistem ao ouvir que precisa fazer marketing. Bem, espero que não seja o seu caso. Pois você estaria completamente enganado. Em um mundo tão competitivo, em que a concorrência se multiplica a cada dia, o planejamento de marketing para lojas pode ser uma alavanca para a prosperidade do seu negócio.
Antes de te dar dicas valiosas sobre o assunto, quero mostrar o resultado do estudo O Valor da Publicidade no Brasil, feito em 2021 pelo CENP (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário), em parceria com a consultoria Deloitte. O trabalho mostrou que cada R$ 1 gasto em propaganda no ano anterior gerou R$ 8,24 para a economia brasileira. É um resultado bastante expressivo, que comprova a força da comunicação para que as empresas alcancem melhores resultados.
Se você me acompanha regularmente aqui no blog, já sabe que eu atuo no comércio há mais de trinta anos e que tenho quase 30 lojas de franquias como Lupo, Arezzo e Pandora. São estabelecimentos em cidades do interior e em grandes metrópoles, na rua e dentro de shoppings. Vou compartilhar com vocês algumas dicas do meu planejamento de marketing para lojas, que uso com sucesso em todos os meus pontos de venda.
Se você ficar com qualquer dúvida, clique aqui e mande uma mensagem.
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA LOJAS: POR ONDE COMEÇAR?
O planejamento de marketing para lojas deve começar pela definição do público-alvo. Com quem você quer falar? Para quem você deseja vender?
E a resposta não pode ser simples, ok? Se a sua loja é especializada em roupas femininas, não adianta fazer “marketing para mulheres”. Elas não são todas iguais, certo?
Para que tipo de mulher você quer vender?
Quantos anos ela tem?
Onde ela mora?
Qual é a faixa de renda?
Quais são os interesses dela?
Você pode ir traçando este perfil até criar uma “persona”, ou seja, um modelo de quem é essa mulher. Por exemplo: Manuela tem 21 anos, é universitária, de classe média alta, faz estágio para concluir a faculdade e, nas horas vagas, gosta de descobrir novos restaurantes, visitar livrarias e viajar com os amigos.
Pronto: agora que você sabe quem é a Manuela, e que ela é semelhante às clientes que compõem o seu público majoritário, fica mais fácil criar um planejamento de marketing para lojas.
AGORA VOCÊ VAI ESTUDAR O MERCADO!
Ok, o seu público já é conhecido. Mas você sabe o que os concorrentes estão fazendo? Não seja aquele empreendedor que só olha da porta para dentro, que se preocupa apenas com o seu próprio negócio. Você precisa conhecer – e muito – a concorrência.
Visite as lojas que ficam no mesmo bairro ou no mesmo shopping. Veja o que as marcas que vendem produtos similares aos seus, para o mesmo público, fazem para se diferenciar.
Não tenha vergonha de copiar os bons exemplos. Adapte ao seu negócio e coloque boas estratégias em prática com a sua identidade, com os seus valores, com o tom de voz da sua marca.
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA LOJAS: DEFINA AS SUAS METAS!
O planejamento de marketing para lojas exige a adoção de metas claras. Seu objetivo não pode ser, simplesmente, aumentar as vendas.
É aumentar em quanto por cento?
É aumentar as vendas em geral, de uma linha de roupas ou de um produto específico?
É aumentar em quanto tempo? Um mês? Três meses? Quando você avaliará os resultados do seu investimento em publicidade?
Lembrando que uma campanha de marketing nem sempre tem o crescimento das vendas como grande objetivo. Sua meta pode ser captar mais consumidores, fidelizar a clientela que já possui, aumentar a visibilidade da marca, entre muitas outras.
QUANTO VOCÊ VAI GASTAR E ONDE VOCÊ VAI ANUNCIAR?
Bem, primeiro, você precisa definir sua verba de publicidade. Porque existem inúmeras estratégias de marketing e elas têm preços bem diferentes.
Dando um exemplo, só para você ter uma base, com R$ 6,00 você já faz um anúncio de um dia no Instagram. Enquanto o mínimo que gastará em uma campanha na rádio será por volta de R$ 1 mil (em cidades pequenas do interior, claro). Anunciar na TV custa uma fortuna, mas com pouca verba você consegue imprimir milhares de panfletos.
Então, você tem que separar recursos para seu planejamento de marketing para lojas e de uma forma que seja confortável, ou seja, não pode estrangular o seu fluxo de caixa. Após ter este número definido, aí sim você partirá para descobrir o que é possível fazer com ele.
Recomendo, se possível, que tenha um profissional de marketing ao seu lado, seja ele alguém interno da sua loja ou uma agência contratada para essa finalidade. Assim, conseguirá ter acesso a todas as opções e definir estrategicamente qual é a melhor forma de utilizar a verba.
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA LOJAS: AGORA É COM VOCÊ!
Espero que esse breve compilado de dicas sobre planejamento de marketing para lojas te ajude a dar os primeiros passos de sua próxima campanha. É um resumo das etapas principais, e claro que você pode aprofundar cada um desses passos.
Inclusive, posso te ajudar nesta tarefa. Sou consultor especializado no varejo e ajudo empresários e indústrias que atuam no varejo, bem como redes de franquias de todo o Brasil.
E, caso precise de assessoria para alavancar os resultados do seu negócio, clique aqui e mande uma mensagem. Vamos agendar um café ou um encontro online para discutir como posso usar minha experiência em benefício da sua prosperidade!
Aliás, saiba que uma das vertentes de minha consultoria é levar empresas ao mesmo nível de vendas que tinham antes da pandemia. Para saber mais sobre este trabalho, clique aqui e leia um artigo que escrevi explicando todos os detalhes.
Até a próxima!
Add a Comment