Escolher um franqueado

Escolher um franqueado: como a rede deve selecionar os candidatos?

Escolher um franqueado não é uma tarefa simples. Afinal, é a representação da sua marca, de uma caminhada empresarial de sucesso que está em jogo. Considero inadmissível admitir que pessoas não qualificadas coloquem em risco toda essa trajetória, construída com credibilidade e trabalho.

As franquias ocupam um grande segmento de mercado e a procura é intensa pela possibilidade de investir em nomes consagrados no varejo nacional e internacional. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021 houve um aumento de 8% no número de franquias no Brasil em relação ao ano anterior. O número só fica abaixo de 2019, antes do início da pandemia da Covid-19. Empresas como O Boticário, Cacau Show e Mc Donald’s lideram essa lista.

O faturamento também cresceu 10,7% de 2020 para 2021, atingindo mais de R$ 185 bilhões, pouco abaixo do número de 2019 (R$ 187 bilhões).

E por que isso acontece?

Bem, na minha experiência como franqueado multimarcas, ou seja, atuando do outro lado do balcão, analiso diversas condições. E sempre chego à conclusão de que é muito melhor investir em uma franquia do que começar do zero. Um franqueado busca marcas fortes que atuam dentro de um segmento com histórico de qualidade em itens como produtos e atendimento. E outro ponto que avalio ser essencial é a padronização, seja nos uniformes, do VM (visual merchandising), do mix de produtos e, principalmente, do layout da loja que deve ser sempre atualizado.  Isso faz a diferença para o cliente. E é por isso que que muitos empreendedores querem ser franqueados.

Mas você, franqueador, não pode aceitar qualquer candidato. Nem todos possuem o perfil empreendedor necessário para atender aos desafios e planejamento que a marca franqueadora exige. A primeira tarefa da rede de franquias ao selecionar franqueados deve ser descobrir se as características desse candidato são compatíveis com os perfis exigidos pelo mercado. Conhecer os caminhos para selecionar o empreendedor certo vai fazer com que você amplie sua rede de franquias, aumente a visibilidade da sua marca e ganhe dinheiro!

Neste artigo, trago a vocês algumas dicas de como selecionar de maneira correta esses candidatos. Continue a leitura e, se tiver alguma dúvida, estou à sua disposição. Basta mandar uma mensagem clicando aqui!

Escolher um franqueado

Escolher um franqueado: as características que o candidato precisa ter!

Existem alguns passos iniciais para realizar a escolha do franqueado. A minha primeira dica é ter calma para essa avaliação. O processo exige um conjunto de ações, com etapas que vão eliminando candidatos e aumentando as exigências para representar a sua marca.

A partir disso começam as observações. A franqueadora estabelece uma série de condutas, estratégias e orientações sobre os procedimentos que precisam ser adotados na franquia. Você precisa saber se o interessado é capaz de atender a todos esses requisitos.

Outro ponto interessante é verificar se o candidato já tem alguma experiência anterior em franquia. Averigue se o segmento não é completamente oposto ao que você oferece – por exemplo: se a oportunidade é para uma loja de perfumes e o currículo traz a atuação em uma empresa de serviços automotivos, o candidato pode não ser a escolha mais adequada.

Um tema que considero fundamental é conhecer a estabilidade emocional do empreendedor. Isso envolve o tratamento dado aos funcionários e clientes, como ele absorve os momentos de adversidade e qual é sua capacidade de lidar com diferentes tipos de público.

Claro, também é indispensável que o franqueado esteja atualizado sobre os processos de gestão. O conhecimento acerca de sistemas que envolvam o planejamento financeiro, a estrutura de formação da franquia e o aumento da produtividade é importante para o sucesso do empreendimento. Lembre-se de que as franquias atuam sob um modelo de gestão que é compartilhado, onde a franqueadora divide o gerenciamento da sua marca com os franqueados que abrem novas unidades.

E o principal: o suporte financeiro para dar andamento ao negócio. Ao longo de minha experiência como consultor, vi muitas franquias não prosperarem pela falta de dinheiro para poder atender às exigências necessárias. Essa condição deve ser a prioridade antes de você começar o processo de seleção. Conhecer a saúde financeira do candidato é obrigatório!

consultoria para franquia

Escolher um franqueado: as etapas para a definição!

Depois de definir o padrão para quem irá representar sua marca, chega o momento de começar a escolha do candidato.

O primeiro ato é fornecer as informações principais sobre as condições para abertura da franquia. Isso passa pelas características do negócio e o investimento necessário. Da mesma forma, você deve buscar as informações com os candidatos. Isso pode ocorrer pelo preenchimento de um formulário online, por exemplo.

Depois, é necessário realizar o primeiro encontro entre franqueador e franqueado. Embora seja algo simples, mais para apresentar como a empresa e a marca funcionam, esse é o momento de esclarecer dúvidas. O franqueador precisa estar acessível para atender aos candidatos, dando o pontapé inicial para o relacionamento profissional entre ambos.

A etapa seguinte é a entrevista. O franqueado deve comprovar as informações relatadas no primeiro encontro, em especial sobre a saúde financeira para o funcionamento da franquia. Nessa fase, o franqueador apura se o empreendedor terá a motivação necessária para dar andamento ao negócio e atender ao padrão exigido. Em alguns casos, a entrevista pode ser realizada por mais de um representante da franqueadora, para uma análise mais completa do perfil do candidato.

Posteriormente, acontece a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF) logo após a aprovação do candidato na entrevista. Trata-se de um documento obrigatório para redes de franquias, com todas as informações sobre o investimento, as etapas de implantação e as obrigações das duas partes.

Finalmente, chega o momento da reunião final para o fechamento do contrato. Não pense que é apenas colocar a assinatura e estará tudo resolvido. Considero essa um período muito delicado, já que envolve o planejamento das ações para a abertura da franquia, desde a escolha do ponto e a aquisição/locação do imóvel até a definição de equipe, os treinamentos e a compra de equipamentos para a estrutura da loja.

Ressalto que existem responsabilidades mútuas a serem cumpridas. Caberá ao franqueado atender às expectativas da marca representada. E ao franqueador dar o apoio necessário para o sucesso e o bom andamento dos negócios.

consultoria para franquia

Consultoria especializada para empresas e indústrias que atuam no varejo de todo o Brasil!

Enfatizo que todo esse processo para escolher um franqueado pode durar meses. Mesmo assim, é um esforço válido, já que afasta empreendedores “aventureiros”, sem tanta experiência ou compromisso, e leva para a franqueadoras empresários focados, hábeis, com muita vontade e competência de prosperar e de expandir para outras regiões assim que o ponto inicial fizer sucesso.

E se você precisa de apoio para escolher um franqueado para a sua rede de lojas, tenho a experiência necessária para te ajudar! Sou Valquírio Cabral Júnior e hoje estou a frente de mais de 25 lojas atuando como franqueado multimarcas.

Além disso, tenho uma experiência profissional com mais de 30 anos de trabalho na indústria. Presto consultoria nas áreas financeira e de vendas a diversas empresas em todo o Brasil e se você gostaria de conversar comigo, estou à sua disposição. Clique aqui e me encaminhe uma mensagem.

Conheça, também, minha consultoria especializada em finanças, que leva o empresário que atua no varejo aos níveis de faturamento pré-pandemia. Clique aqui.

Até mais!

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *