Character illustration of photographers with cameras

A importância de boas fotos e de saber comunicar a marca on-line

Você sabia que as fotos divulgadas do seu produto impactam diretamente no retorno de vendas? É isso mesmo, o universo digital e das redes sociais é bem exigente nesse quesito. Na verdade, são os consumidores que precisam desse estímulo visual para se interessar por uma página ou site. A compra ocorre primeiro pelos olhos, por isso a importância de investir em boas fotos e de saber comunicar a marca on-line.  

Segundo o Sebrae, pesquisas apontam que 93% dos consumidores são influenciados pelo visual dos produtos e do site na hora da compra. A partir desse cenário e aproveitando esse momento de transformação ocasionado pelo coronavírus, vale a pena analisar sobre as fotos e toda a identidade visual que você publica da sua marca. Ainda mais no varejo, que detém um portfólio variado e que pode ser muito bem explorado com boas fotos de qualidade. 

Mas afinal, o que é considerado uma foto ruim? Tome nota: 

– Fotos tremidas, borradas; 

– Fotos com baixa qualidade e aspecto pouco profissional; 

– Fotos com muitas cores e elementos que tiram o foco do produto; 

– Fotos escuras. 

Esses itens já dizem muito sobre o que você lojista não deve fazer nas fotos dos seus produtos. Também não é recomendado utilizar fotos da internet, pois além da maioria ser de baixa qualidade, podem ter direitos autorais envolvidos. Então o que fazer? 

Alguns pontos são fundamentais e devem ser considerados, vamos lá: 

● Uma boa foto precisa de uma boa iluminação. Uma opção viável é utilizar a luz natural do dia; 

● Qualidade é tudo – invista em equipamentos profissionais ou até em um fotógrafo; 

● Organize o cenário com elementos básicos, para que não chamem mais atenção que o seu produto; 

● Fotografe de vários ângulos um mesmo item – o cliente busca detalhes quando pretende comprar pela internet, não economize nesse sentido; 

● Faça fotos que simulam o uso do seu produto – vale pensar no investimento em modelos; 

● Fotos diferenciadas dos detalhes enriquecem a visão do consumidor – inspire-se no Pinterest, rede social de fotos com várias referências. 

Busque referências e recomendações na internet: 

Agora é hora de pesquisar e buscar recomendações de um fotógrafo profissional. A vantagem de fazer parceria com alguém capacitado é a certeza de que as imagens serão de alta qualidade e farão jus aos produtos, fator decisivo na hora da compra. Lembrando que todos esses elementos contribuem para uma excelente experiência de compra do consumidor. Uma outra solução seria solicitar as fotos aos fornecedores, mas nem sempre são imagens que conversam com a proposta do seu negócio, por isso é válido pensar a respeito. 

Para comunicar a marca on-line com sucesso, também é necessário investir em uma identidade visual, que inclui logo, paleta de cores, estilo das fotos e da comunicação. Todo esse conjunto se fortalece na mente do cliente e faz da sua loja uma referência no ramo.  

Dica: não economize nas informações sobre o seu produto, coloque de 3 a 5 fotos, medidas, tamanho, cores, matéria-prima e outras características. Em alguns casos, vale até gravar um vídeo para as redes sociais, mostrando detalhes e até formas de uso. Tudo isso enriquece a presença digital! 

Deu para perceber como a imagem da marca é importante para a sua vitrine virtual? Invista nessas melhorias, já que o primeiro contato que o cliente vai ter com a sua loja será pelas fotos. 

Quer saber mais sobre a transformação digital no varejo e como ela pode ajudar sua empresa durante a crise? Clique aqui! 

Compartilhe:

130 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *