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Inteligência artificial: como levar a tecnologia para o varejo?

A inteligência artificial, ou IA, permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana. Desta maneira, a máquina vai além da programação e consegue tomar decisões de forma autônoma. Em outras palavras, a inteligência artificial é a capacidade das máquinas de aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações.

A inteligência artificial está por todos os lugares. Sempre que você utiliza seu smartphone, utiliza a IA. Ela está nas redes sociais, nos antivírus, nos buscadores de internet, como o Google. Já parou para pensar quantas vezes você interage com uma máquina inteligente durante o dia?

No Brasil, 63% das empresas utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia. Somos os “campeões” em inteligência artificial na América Latina, onde a média de uso dessa tecnologia é 47%. O setor do varejo é o segundo mais avançado em soluções de IA, atrás apenas do financeiro. As informações são de um estudo realizado pela consultoria IDC a pedido do SAS, um fornecedor de soluções de análise de dados

No artigo de hoje vou te mostrar como usar este recurso para potencializar seu sucesso no varejo. Acompanhe comigo e, em caso de dúvidas, me mande uma mensagem clicando aqui.

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5 Benefícios da inteligência artificial no Varejo

A inteligência artificial ajuda a aumentar a competitividade do negócio e a potencializar seus resultados. Veja alguns dos benefícios:

1. Melhor gestão de estoque. O controle mais preciso reduz falhas, perdas e melhora a gestão do fluxo de mercadorias, agilizando assim a separação e envio do produto;

2. Melhora a qualidade de atendimento ao cliente. A tecnologia permite uma experiência mais fluida entre loja física, atendimento on-line e e-commerce. Com os sistemas integrados, o consumidor escolhe o caminho a percorrer. O sistema também possibilita traçar previsões das demandas e disponibilizar uma experiência personalizada para o consumidor, proporcionando compras exatas e elevando sua satisfação e fidelização;

3. Identificação de tendências. As empresas conseguem coletar e extrair conhecimento dos dados e tomar decisões melhores. As informações estratégicas facilitam a percepção rápida dos movimentos do mercado, das oportunidades e tendências. A antecipação de padrões, além de propiciar oportunidades, indica como prevenir crises;

4. Automatização de tarefas. A execução de tarefas repetitivas, principalmente aquelas relacionadas à coleta de dados, pode ser repassada à inteligência artificial. E, consequentemente, o número de falhas humanas é reduzido. No mais, a eliminação da ação direta da equipe em atividades burocráticas, lentas e que pouco agregam aos resultados, ampliam a produtividade. Assim, os profissionais terão mais tempo para se dedicarem a atividades estratégicas;

5. Redução de custos. A otimização operacional ou logística torna a execução de tarefas mais eficaz. A redução de erros implica em maior agilidade nos processos e maior capacidade analítica (interna e externa) garantindo menos desperdício e melhor aproveitamento de recursos. A maior clareza permite que os gestores tracem estratégias mais assertivas.

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Personalize o atendimento com a inteligência artificial

Um dos pontos altos da ferramenta, por mais paradoxal que pareça, é a personalização do atendimento. Sistemas de recomendação alimentados com dados sobre o comportamento e preferências dos usuários permitem uma maior personalização do atendimento e das ofertas.

O consumidor se sente mais valorizado, o que pode estimulá-lo a gastar mais. A digitalização criou consumidores que desejam experiências de compra sob medida, em tempo real, e pelo menor preço. E é isso que a captação e análise de dados da inteligência artificial proporciona.

Quando a experiência de compra é altamente personalizada, há 110% mais chances de os clientes adicionarem itens extras aos seus carrinhos. E 40% mais chances de gastarem mais do que planejaram, de acordo com pesquisas da McKinsey.

Tratar o cliente como um conhecido e não como um número, sempre deu bons resultados. Mas, conforme as lojas foram crescendo e se transformando em redes, a impessoalidade passou a distanciar o cliente da marca.

A multiplicação de opções de compra à disposição dos consumidores exige tratamento de forma personalizada nas características básicas e também que os gostos e preferências dos clientes sejam constantemente identificados e respeitados. Para esse nível de personalização é imprescindível a utilização de recursos de inteligência artificial.

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Atenção à privacidade e a Lei Geral de Proteção de Dados

Tantos dados coletados merecem cuidado. É preciso se adequar à LGPD, seja para ações de marketing, atendimento, oferta de cartões ou promoções.

As empresas precisam garantir a proteção dos clientes e colaboradores, com uma visão mais clara sobre o compliance, atentando para o avanço e amadurecimento da legislação.

Outro ponto positivo é que a inteligência artificial atua na segurança da informação, além de ajudar na prevenção de ameaças virtuais. A tecnologia oferece mecanismos de defesa cada vez mais eficientes, sendo capaz de identificar ciberataques.

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Use a inteligência artificial e atraia cada vez mais clientes

A maioria das decisões de um varejo é tomada de acordo com as preferências dos clientes. E a inteligência artificial propicia insights com base em grandes volumes de dados de diversas fontes para que o comércio atenda ao consumidor plenamente.

Um estudo da Hitachi apontou que, nos últimos três anos, a IA gerou para as empresas de varejo em todo o mundo uma receita adicional de US$ 40 bilhões.

É necessário compreender que a competitividade de um varejo está diretamente relacionada a capacidade de otimizar suas operações, prever tendências e, principalmente, satisfazer o cliente com uma experiência personalizada. E estes são aspectos viabilizados e potencializados pela inteligência artificial.

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Sou Valquírio Cabral Júnior, tenho três décadas de experiência na indústria e no varejo, sou dono de quase 30 lojas de diversas franquias, tanto em shoppings quanto na rua, em capitais e no interior, nas áreas nobres e na periferia. E estou à disposição para transferir toda a minha experiência para o sucesso do seu empreendimento.

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