Comprar uma franquia

Comprar uma franquia: como escolher uma marca para investir?

Comprar uma franquia é um excelente atrativo para quem deseja investir em um negócio próprio. Afinal, a fórmula já foi testada e aprovada pelo mercado, a marca já é reconhecida, conta com suporte na administração do negócio, parceria com fornecedores e o marketing é feito pela franqueadora, entre inúmeras outras vantagens.

Os benefícios são tantos que encorajam até mesmo o empreendedor inexperiente. Mas, mesmo com o modelo de negócios traçado, muita coisa precisa ser levada em conta, como por exemplo:

– Em qual franquia investir?

– E em qual segmento?

– Loja física ou e-commerce?

– Se física, shopping ou rua? Centro ou periferia?

A análise deve ser aprofundada para fazer um bom negócio. Só no ano passado, mais de 184,3 mil novas unidades de franquias foram abertas, de acordo com um relatório de desempenho divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Neste artigo, vou te apresentar o cenário brasileiro de franquias e te ensinar como pesquisar em qual delas investir. Em caso de dúvidas, me pergunte. Basta mandar uma mensagem clicando aqui.

Comprar uma franquia

Comprar uma franquia é um bom investimento?

Comprar uma franquia vale a pena por diversas razões. Uma das principais é o plano de negócios oferecido pela franqueadora. O plano define o passo a passo para o desenvolvimento adequado do negócio.

Além disso, por ter uma padronização e uma marca já conhecida, os consumidores sabem o que vão encontrar. Portanto, o seu comércio já se inicia com clientela.

É indispensável conhecer as regras de franchising. E ter ciência de que ser dono do próprio negócio requer muita determinação. Então, tenha em mente que será preciso dedicar tempo, dinheiro, treinamento e empenho.

O franchising é dividido pela ABF em 12 segmentos. Há micro franquias mais baratas e com menor risco. E outras mais robustas, como lojas físicas em shoppings.

Como se trata de algo definido e testado, as chances de dar certo são bem maiores do que iniciar um negócio do zero. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25 em cada 100 empresários fecham seus negócios antes de completar dois anos. No caso das franquias esse número é cinco vezes menor: apenas cinco, em cada 100 franquias, fecham nos dois primeiros anos. Além disso, as franquias possuem baixos índices de falência.

abrir empresa consultoria

Como está o cenário atual de franquias?

O mercado de franquias ultrapassou todas as expectativas no último ano, superando, inclusive, o período pré-pandemia. De acordo com o   relatório da ABF, o setor teve um faturamento recorde de R$ 211 bilhões, o que representa uma elevação de 14,3% em relação ao período anterior. E a projeção para este ano de 2023 é de que o faturamento aumente entre 9,5 e 12%.

Os setores que mais cresceram foram:

– Hotelaria e turismo, registrando um aumento de 24,5%;

– Alimentação food service, com 21,5%;

– Saúde, beleza e bem-estar, também com 21,5%.

O Brasil fechou 2022 com 3.077 marcas de franquia espalhadas em 184.354 unidades. Os setores que mais concentram franquias são:

– Saúde, Beleza e Bem-estar, com 47.362 unidades;

– Alimentação FS (food service), com 39.821 unidades;

– Serviços e outros Negócios, com 32.015 unidades.

As 10 marcas com mais unidades atualmente são:

1 – Cacau Show

2 – O Boticário

3 – McDonald´s

4 – Colchões Ortobom

5 – OdontoCompany

6 – Subway

7 – AM/PM

8- Seguralta – Bolsa de Seguros

9 – Lubrax+

10 – Óticas Carol

abrir empresa consultoria

O que levar em conta na hora de comprar uma franquia?

Como visto, hotelaria, alimentação e beleza estão em alta. Mas é preciso considerar muitos outros pontos na hora de comprar uma franquia. Veja os principais.

1 – Com qual setor seu objetivo como investidor combina mais?

Ter conhecimento em gestão é importante para fazer um negócio rodar, mas ter afinidade com o segmento faz muita diferença. Por isso, defina seus principais interesses, e pesquise por segmentos de atuação que te atraem.

Ressaltando que nem todas as franquias exigem conhecimento prévio, uma vez que todo o know-how é compartilhado pela franqueadora.

2 – Analise como é a parceria com a franqueadora

Converse com outros franqueados da marca. Busque informações como histórico, credibilidade da empresa e resultados.

Como se trata de uma relação de parceria, uma boa dica para saber como é o diálogo entre franqueador e franqueado na marca é avaliar se, durante a pandemia, houve algum tipo de isenção das taxas cobradas dos franqueados e apoio na renegociação de contratos, como com fornecedores ou aluguel do ponto de venda.

3 – Antes de comprar uma franquia, verifique o ROI

O ROI, retorno sobre o investimento, deve ser a sua base para tomar qualquer decisão que envolva apostar em uma franquia. Você pode se surpreender com marcas que oferecem franquias por valores baixíssimos. Então verifique também o ROI. Pois por vezes ele também é tão baixo que não vale a pena o empenho no negócio.

Há também marcas cujo custo de investimento inicial é tão alto que chega a ser assustador. Mas o retorno é muito maior por conta da popularidade da franquia.

4 – Entenda como realmente funciona uma franquia

Os números são muito atrativos, mas isso não significa que basta abrir uma unidade para começar a lucrar. E é preciso também atentar para as regras que deverão ser seguidas. O franqueado não pode fazer o que bem entende em sua unidade.

5 – Depois de comprar uma franquia, encontre um ponto estratégico para abrir o seu negócio

Acertar o local é crucial para o futuro do seu empreendimento. Para a unidade ser vista e visitada precisa estar bem localizada.

Aliás, clique aqui e leia um artigo que escrevi com dicas excelentes para escolher um ponto de venda.

Conte com a franqueadora para o mapeamento da região de interesse. Visite o bairro por conta própria para conversar com donos de comércios e entender qual o fluxo de pessoas por ali.

E lembre-se de pedir o plano de expansão para evitar problemas com delimitação de área de atuação futuramente.

abrir empresa consultoria

Quer ajuda para investir em uma franquia?

Se você deseja comprar uma franquia, conte comigo. Tenho uma consultoria especializada em assegurar excelentes resultados nos negócios do varejo. Clique aqui e saiba mais sobre este trabalho.

Sou Valquírio Cabral Júnior, tenho três décadas de experiência na indústria e no varejo, sou dono de quase 30 lojas de diversas franquias, tanto em shoppings quanto na rua, em capitais e no interior, nas áreas nobres e na periferia. E estou à disposição para transferir toda a minha experiência para o sucesso do seu empreendimento.

Clique aqui e fale comigo!

Aguardo seu contato.

Até breve!

Compartilhe:

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *