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Conheça os recursos do WhatsApp Business para melhorar o seu atendimento online

Com a integração das lojas físicas e o universo digital, algumas ferramentas facilitam o dia a dia e otimizam os processos do varejo. Uma delas é o WhatsApp Business, aplicativo gratuito disponível para Android, IOS e versão web. Segundo último dado disponibilizado pela empresa em 2017, o Brasil tem mais de 120 milhões de usuários ativos, o que demonstra grande aderência do aplicativo na vida dos consumidores. Essa é a oportunidade dos lojistas para alcançar mais pessoas de forma eficiente. 

Como essa versão pode ajudar no seu atendimento? Veja e compare as diferenças entre WhatsApp Business e WhatsApp Messenger: 

  • Perfil comercial: O aplicativo, criado especialmente para as pequenas empresas, oferece um perfil comercial para ser preenchido com nome, descrição, endereço (com mapa), e-mail, horário de atendimento e site; 

Vantagem: Passa seriedade e confiança aos consumidores que entrarem em contato por esse canal, além de centralizar as informações mais importantes e úteis sobre o seu negócio. 

  • Respostas rápidas: Na versão comercial é possível salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência, otimizando o tempo de respostas. A função pode ser acessada em Configurações > Ferramentas Comerciais > Respostas rápidas, definindo as mensagens e os atalhos (palavras-chaves) para utilizar nas conversas; 

Vantagem: Essa opção facilita na hora de responder um grande volume de conversas e diminui o tempo de espera de resposta para os clientes. 

 Respostas automáticasOutra função interessante para os lojistas são as respostas imediatas e automáticas. Dá para criar uma mensagem de ausência quando você não estiver disponível ou até mesmo para depois do expediente. Você também pode criar uma mensagem de saudação para os novos consumidores, apresentando sua empresa e agradecendo o contato; 

Vantagem: Mais uma forma de facilitar o atendimento, pois além do envio automático, pode-se definir os horários em que as mensagens serão enviadas. 

 Catálogo: Esse item é essencial para o varejo, pois nessa função dá para criar um catálogo com os produtos e serviços oferecidos. Os itens podem ser cadastrados separadamente, com fotos, preço, descrição e link; 

Vantagem: Já imaginou poder centralizar em um aplicativo o atendimento, a vitrine virtual e ainda realizar as vendas? Sucesso! 

 Etiquetas: O WhatsApp Business disponibiliza etiquetas de cores diferentes para organizar contatos e conversas. Por exemplo, a etiqueta verde pode ser utilizada para os novos clientes, assim fica mais fácil de encontrá-los; 

Vantagem: Organização é tudo quando se trata de atendimento, principalmente online. Com as etiquetas dá até para separar os assuntos mais urgentes e que precisam de atenção. 

 Relatórios: O aplicativo apresenta um relatório das conversas, mostrando a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Esses dados podem ser acessados em Configuração > Ferramentas comerciais > clique nos três pontinhos do canto superior direito > Estatísticas; 

Vantagem: Para os lojistas que são adeptos às listas de transmissão, fica mais fácil de acompanhar e analisar o retorno do atendimento pelo aplicativo, se tem sido efetivo ou não. 

Uma novidade ainda mais recente, anunciada no último dia 15, é que o WhatsApp trará em primeira mão para o Brasil um novo recurso de pagamento e transferência dentro do aplicativo, que será disponibilizado nas próximas semanas. Inicialmente a parceria é com o Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, das bandeiras Visa e Mastercard – em parceria com a Cielo. Os pagamentos serão ativados e assegurados pelo Facebook Pay, utilizando senhas ou biometria, e estará disponível nas duas versões (Messenger e Business). 

Com todas essas vantagens que o mensageiro comum não oferece, é bastante vantajoso optar pelo WhatsApp Business na sua loja. Todos os recursos oferecidos pelo aplicativo podem aumentar o seu poder de relacionamento com os clientes. O app pode ser usado em um celular com dois ou mais chips – mantendo a versão Messenger e a Business, ou utilizando um número de telefone fixo no cadastro. 

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