A liquidação após o ano novo pode ser uma ótima solução para vender todos aqueles produtos que ficaram parados no seu estoque. Depois do Natal, é comum que as lojas enfrentem um período mais calmo, em que os funcionários colocam o pé no freio e não são tão agressivos no fechamento de negócios.
É normal, absolutamente compreensível. Todos dão um gás danado até o dia 24 e, quando acaba o Natal, é como se a missão tivesse sido cumprida. Pense no Atlético Mineiro que acabou de ganhar o campeonato brasileiro depois de 50 anos de fila. Os jogadores se esforçaram ao máximo para conquistar o título, que foi garantido com antecedência. Depois, lógico, relaxaram e nos dois últimos jogos cumpriram tabela e perderam.
No varejo também é assim. Tem a Black Friday, depois o Natal, e aí vem uma certa calmaria. Mas você não pode deixar que isso aconteça. Tem que continuar incentivando sua equipe a vender, a aproveitar as oportunidades.
E janeiro, na verdade, é uma época muito boa para vender. A liquidação após o ano novo atrai os clientes. Aliás, tem gente que espera para trocar presentes depois do Natal, para pagar menos e até aproveitar para comprar mais!
Veja algumas dicas para incrementar suas vendas. E se tiver dúvidas e quiser começar, é só clicar aqui e mandar uma mensagem. Será um prazer te ajudar!
Liquidação após o ano novo: comece verificando o que não foi vendido
Geralmente, as lojas aumentam o estoque para as vendas de fim de ano tendo como base uma previsão de vendas. Só que nem sempre essa previsão se confirma e, nesse caso, o estoque acaba ficando lotado.
Então o seu primeiro passo vai ser ir até o depósito e analisar todos os produtos disponíveis, separando entre os que não venderam nada bem e aqueles que apenas tiveram uma pequena sobra.
Depois de saber exatamente o que ainda tem na loja já dá para começar a próxima etapa. Vamos lá?
Aproveite para fazer promoções!
Abaixe o preço dos produtos e faça uma liquidação bem planejada. Sabe aquele cliente que desejava muito o vestido vermelho que está no manequim, mas não comprou antes porque achou caro? Agora, com um preço um pouquinho menor, ele vai comprar!
Você tem que pensar que a perda será bem menor se conseguir vender essa mercadoria. Apesar de seu lucro também ser reduzido por causa da promoção, pelo menos aquela peça não vai ficar parada no depósito.
Vejo muitos lojistas por aí com “amor” ao estoque. Que preferem empilhar caixas a vender por um preço menor do que o desejado. Pessoal, isso chama-se teimosia. Falta de flexibilidade. Incapacidade de entender o mercado. Às vezes, damos um passinho para trás para tornar possível um salto bem maior lá na frente.
Deixar artigos parado no estoque é o mesmo que deixar dinheiro parado. Afinal, são recursos que podem ser usados para renovar a vitrine, comprar novas coleções, investir em estratégias de venda e treinamentos.
Outra dica para a sua liquidação é fazer um combo. Preparar um kit com uma peça em promoção e um artigo com preço normal. Porém, se comprar o cliente levar o kit com os dois produtos, esse artigo da coleção nova terá, digamos, um desconto de 10%.
Liquidação após o ano novo: ganhe no volume
Outra dica interessante para a liquidação após o ano novo é oferecer descontos progressivos.
Sua loja trabalha com roupas? Então coloque um desconto progressivo onde a cada camiseta polo comprada, o desconto sobe. Uma peça equivale a 10% de abatimento. Duas, a 20%, três a 30% e assim por diante.
Claro, veja com seu contador se o seu fluxo de caixa suporta esses descontos. Quando eu sugiro criar promoções, não estou dizendo para você simplesmente definir um percentual no chute. É preciso checar a contabilidade para entender até onde você pode ir.
E se você não quiser conceder um desconto? Bem, neste caso, dê um voucher para a compra da coleção nova. Por exemplo: uma sandália na liquidação custa R$ 200,00 com 50% de desconto. Ao invés de pagar metade, o cliente gasta os R$ 200,00, mas leva um voucher de R$ 100,00 que vai ser usado na compra de um produto da nova coleção. Você também pode dar metade em desconto e metade em voucher, o cliente escolhe.
As opções de pagamento precisam ser flexíveis
Vamos lembrar que essa liquidação é após o ano novo. Ou seja, os clientes podem estar com pouco dinheiro. Quanto mais opções de pagamento você oferecer, mais fácil será convencer a pessoa a comprar aquele produto.
Nem sempre o consumidor utiliza cartão de crédito. Às vezes, ele prefere velhas alternativas como o cheque, que ainda é uma opção. Já pensou nisso?
Liquidação após o ano novo: faça uma boa propaganda
Se sua loja quer fazer uma liquidação capaz de vender todos os produtos que ficaram encalhados no estoque, será necessário investir em uma propaganda que divulgue essa ação.
O objetivo é despertar o desejo no cliente. Chamar a atenção dele para aquela mercadoria que ele já viu na loja, mas por algum motivo não quis comprar.
Como pretende convencê-lo de que ele está fazendo a escolha certa dessa vez?
A maneira mais fácil de divulgar a promoção é através das redes sociais. Assim, é possível explorar diversas opções de conteúdo e ainda atingir públicos diferentes.
E não se esqueça de eu estou disponível para prestar consultoria caso esteja precisando de orientação. Ficarei feliz em ajudar!
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O final do ano passou, mas aquele período que geralmente costuma ser calmo para o varejo pode ser aproveitado para vender mais! Lembre-se de colocar minhas dicas em prática e lucrar bastante com uma liquidação.
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Boas vendas!
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