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Tendências para o varejo em 2022: se antecipe e conquiste o mercado!

Não tenho bola de cristal nem leio cartas, mas vou antecipar algumas tendências para o varejo em 2022. Você, lojista, deve ler o artigo com muita atenção e já começar a tomar as providências para se adaptar ao que vem por aí.

O varejo é dinâmico, influenciado por mudanças repentinas do mercado, pela economia e pelos desejos dos consumidores (que mudam TODA HORA). Ou você se adianta ou contabiliza prejuízos. Cuidado para não dormir no ponto e perder o bonde dos bons negócios!

Vou começar falando da pandemia do novo coronavírus, que finalmente parece estar nos dando uma trégua. Pelo menos 66,8% da população já se encontra vacinada com as duas doses, segundo as estatísticas do Our World In Data. Foi o avanço da vacinação que trouxe a esperança de volta para o setor varejista, um dos mais prejudicados pela crise financeira que se instalou no país.

Mas o varejo ainda deve enfrentar alguns desafios, porque a pandemia gerou uma crise financeira enorme e a inflação no setor varejista promete alcançar os dois dígitos em 2022.

Contudo, existem transformações que estão acontecendo neste exato momento e que podem influenciar positivamente o comércio. Novos hábitos de consumo e o investimento em tecnologia, por exemplo, poderão ser observados.

Continue a leitura, conheça as tendências para o varejo e saiba como conquistar o mercado. Não deixe de me procurar se tiver qualquer dúvida. Ficarei feliz em ajudá-lo. Basta clicar aqui e me mandar uma mensagem!

tendências para o varejo

Tendências para o varejo: encontre novas formas de investir

Se tem algo que não vai dar trégua para o lojista em 2022 é a inflação. Na verdade, o ano já começa com índices bem altos e isso com certeza vai ser bem prejudicial.

É normal que as lojas tenham uma queda nas vendas no começo do ano, já que todos compraram presentes no Natal e viajaram no recesso. As pessoas ficam com os bolsos vazios nessa época. Se você repassar todo o aumento da inflação para o preço de venda, afugentará ainda mais os consumidores. Faça esse repasse aos pouquinhos.

Você, lojista, vai precisar ser criativo. Tente achar um diferencial para o seu comércio. Encontre novas formas de reduzir custos e atrair público. Isso vai definir seu sucesso no mercado.

Como melhorar a qualidade no atendimento em lojas do varejo?

A digitalização será uma tendência em 2022!

A digitalização acompanha os hábitos de consumo do cliente. Durante a pandemia, houve uma expansão no e-commerce e nos marketplaces, já que os consumidores se viram obrigados a migrar para esses ambientes após o fechamento do comércio.

Com certeza, é um meio que traz desafios para o varejista: não basta colocar a sua loja no formato e-commerce. É necessário garantir a segurança cibernética, evitando fraudes e reduzindo o risco do consumo online.

Não posso deixar de mencionar que a digitalização oferece uma grande vantagem para o varejista. A experiência do cliente tem que ser sempre o seu maior objetivo, estou certo?

Vamos colocar assim: as pessoas vão até o supermercado porque precisam comprar comida. Mas elas não procuram uma loja de sapato pelo mesmo motivo.

Quando um cliente quer comprar um sapato para usar na formatura da faculdade, por exemplo, ele está em busca de uma experiência. E você pode oferecer isso!

Com a digitalização, é possível colocar o cliente como centro de todos os processos. Então toda a jornada dele será melhorada: desde a escolha do produto, até o pagamento e o recebimento. Uma possibilidade é implantar uma tela na loja que mostre como uma sandália combina com diferentes peças de roupa.

“Mas Valquírio, a cliente já vai experimentar o calçado. Pra que isso?”.

Sim, ela vai calçar as sandálias, andar pela loja, sentir se a pisada é confortável. Mas ela não levará uma mala cheia de roupas para ir trocando e vendo as combinações. Com uma tela e uma software inteligente, ele vai interagindo e checando se o calçado fica bem com uma saia preta, com um shorts rosa, com uma calça jeans. Interatividade atrai público. De novo: ofereça uma experiência, e não um produto.

É um passo a mais para ganhar da concorrência.

força de vendas

Tendências para o varejo: os pontos de venda deverão se transformar

O e-commerce é vantajoso para muitos clientes porque a compra pode ser feita com apenas alguns cliques, gastando poucos minutos. Ir até uma loja requer tempo e até mesmo paciência.

Só que, mesmo com todos os benefícios que o ambiente digital oferece, o espaço físico não vai deixar de existir.

A diferença é que agora os pontos de venda devem sofrer uma grande transformação. Não é apenas o digital que vai valorizar a experiência do cliente, mas também o atendimento presencial.

O consumidor quer um atendimento que seja rápido e focado no seu problema. Ele quer se sentir bem tratado e é essa uma das tendências futuras para o comércio físico.

Outra coisa que deve ocorrer é uma integração entre os pontos de venda. Se o cliente pode comprar no online a qualquer momento, isso significa que ele só vai realmente até uma loja quando tiver vontade.

Então o espaço físico precisa focar em estratégias que ajudem o digital a funcionar. Uma dica, por exemplo, é tornar esse local um mini centro de distribuição.

Você pode deixar todo o estoque na loja para ajudar a fazer entregas mais rápidas. Os clientes têm exigido cada vez mais uma logística que valorize prazos curtos para envio de mercadoria.

Claro, você não pode se esquecer de que a loja ainda vai receber o consumidor. Então ela precisa estar organizada para oferecer o atendimento adequado.

Focando nessas tendências que apresentei, ficará bem mais fácil preparar o seu comércio para 2022. Conquistar o mercado é um desafio que eu vou te ajudar a vencer!

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Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil!

Quer conquistar o mercado em 2022? Então comece a se organizar e utilize as tendências que trouxe para criar estratégias. O varejo vai passar por tempos difíceis, mas é fundamental continuar lutando.

Conte comigo para te ajudar a criar estratégias de venda. Eu tenho uma longa vida empresarial, com sucesso atuando tanto na indústria quanto no varejo. Hoje, sou franqueado multimarcas e administro diversas lojas. Além disso, ensino lojistas e a força de vendas a alcançarem resultados melhores.

Conheça a minha palestra que prepara a força de vendas para o mundo pós-pandemia.

E se quiser conversar comigo e tirar qualquer dúvida, é só clicar aqui!

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