Dicas para aumentar as vendas no dia dos pais

Dia dos Pais e recorde de frio: uma dupla que vai aumentar as vendas do varejo!

O Dia dos Pais em 2021 promete ser acompanhado por um recorde de frio no país. E essa dupla pode ser uma grande solução para aumentar as vendas do varejo. A data terá uma grande influência no comércio se considerarmos o cenário atual brasileiro.

Com a pandemia no novo coronavírus, muitas lojas fecharam e as que sobreviveram diminuíram suas vendas. Isso porque houve um aumento no desemprego e uma grande queda no poder de consumo da população, fazendo com que os consumidores priorizassem as despesas essenciais.

Contudo, o e-commerce apresentou um crescimento bem alto durante a pandemia. Com as medidas de restrições criadas, já não era tão simples comprar nas lojas físicas. O comércio ficou meses fechado, depois abriu parcialmente, e a vacinação demorou muito para começar. Os clientes recorreram à internet para continuar fazendo suas compras.

No Dia dos Pais de 2020, o e-commerce registrou uma alta de 127%. Essa é uma tendência que pode se manter neste ano, mas já com um volume maior de consumidores presenciais tanto em lojas de rua como em lojas de shopping centers.  

A dupla frente fria + Dia dos Pais promete dar match. Só que você, lojista, precisa correr para aproveitar as oportunidades. Veja, agora, algumas dicas que podem te ajudar a acabar com o estoque e encher o seu caixa neste Dia dos Pais.

As melhores estratégias de vendas para o dia dos pais.

Dia dos Pais: a tendência de compras online irá se manter?

Sim e não. As transações online devem continuar em um número bem alto, mas as pessoas já estão começando a sair de casa para fazer compras. Por isso, o varejo físico deve ter um grande crescimento nessa data comemorativa.

Só no mês de abril desse ano, houve um aumento de 538,2% no fluxo de pessoas nas lojas físicas do país em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos shopping centers, o aumento foi equivalente a 452,4%.

Os dados são de um levantamento feito pelo Índice de Performance do Varejo (IPV), junto com o FX Data Intelligence e pela F360º, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Então é possível projetar que esse fluxo nas lojas físicas deve aumentar, com muitas pessoas indo até as lojas para comprar os presentes de Dia dos Pais.

Agora, com a vacinação já bem adiantada, se pode esperar que o medo do coronavírus dê lugar à vontade de passear um pouquinho, tomando todos os cuidados, e presentear. Além disso, essa será a primeira grande data comemorativa desde o processo de retomada e reabertura de todo o comércio.

Como o recorde de frio pode aumentar as vendas?

inverno impulsiona vendas no varejo em São Paulo.

A frente fria que está chegando promete ser histórica, quebrando recordes de frio e devendo ser a mais intensa de todos os invernos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas mais baixas da região Sudeste nos próximos dias serão:

– Serra da Mantiqueira, com temperaturas negativas entre -2ºC e -3ºC;

– São Paulo (região metropolitana da capital) com temperaturas abaixo de 15ºC e mínimas de 3ºC;

Também há uma previsão de geada por todo o estado de São Paulo na sexta-feira, dia 30 de julho.

Então, esse é o momento ideal para você, lojista, investir na venda de peças mais casuais e descontraídas, aproveitando essa onda de frio que está chegando. Ou seja, exponha na vitrine pijamas, casacos, moletons… Todo mundo estará em busca de fugir do frio.

Além disso, roupas de inverno possuem um valor maior agregado. Logo, é possível ter um aumento no lucro com as vendas. Você consegue girar as peças do seu estoque e ainda aumentar o seu ticket médio.

Dia dos Pais: é hora de fazer promoção?

Palestra para a força de  vendas.

O calendário de promoções é algo que mudou muito com a pandemia. Antes, existiam datas certas para as promoções: fim de verão, fim de inverno, datas comemorativas, troca de coleção… Agora não tem mais um calendário oficial.

Cada comerciante faz uma campanha em uma época diferente, nem sempre relacionada às datas tradicionais. Essas promoções agora são feitas de acordo com as necessidades do lojista.

Julho é um mês que costuma ter muitas promoções por ser fim de inverno, mas estamos vendo uma quantidade de ações promocionais fora do comum e esse ritmo acelerado deve se manter até o Dia dos Pais.

Acredito que cabe a cada varejista escolher se irá fazer ou não uma promoção para essa próxima data comemorativa. A decisão deve ser feita de acordo com o que a loja possui no estoque.

Mas, no geral, minha dica é esquecer os calendários tradicionais de promoção, rever seus estoques e aproveitar sim essa retomada, junto com uma data importante como o Dia dos Pais, e fazer boas promoções.

É necessário aproveitar o fluxo de pessoas que começa a voltar a comprar no varejo físico. O Dia dos Pais de 2021 promete ser muito melhor do que foi ano passado.

Dia dos Pais: meu exemplo com franquias da Lupo!

Qual é o melhor crm para lojistas?

Você que me acompanha já sabe que tenho lojas de várias marcas. Nas unidades da Lupo, por exemplo, começamos a vender máscaras e ganhamos entre 20% e 30% de novos clientes. A Lupo foi rápida e criativa para oferecer um produto necessário e que teve excelente aceitação.

Então você, varejista, precisa aproveitar o momento. E a melhor forma de atrair o público é através de promoções.  O lojista tem que ficar bem atento, para conquistar essa clientela.

E falei com todas as minhas gerentes: fiquem atentas aos consumidores que vieram por promoções e cadastrem no CRM. Com isso conseguimos cadastrar uma boa parte de novos consumidores.

Por isso, é importante manter um bom CRM. Se você fez isso bem, agora é hora de ir atrás desses clientes, que comprou de você durante as promoções passadas, e pode ser aí um novo mercado, um novo filão para o seu negócio.

Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil

Tendências do comércio no dia dos pais.

A pandemia deu uma bagunçada no ritmo de vendas de todos os comerciantes, mas a reabertura do comércio, o Dia dos Pais e a frente fria podem fazer os setores decolarem novamente!

Conte comigo para te ajudar a criar estratégias de venda. Eu tenho uma longa vida empresarial, com sucesso atuando tanto na indústria quanto no varejo. Hoje, sou franqueado multimarcas e administro diversas lojas. Além disso, ensino lojistas e a força de vendas a alcançarem resultados melhores.

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Até a próxima!

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