dicas para varejo físico

Dicas para varejo físico ficar mais tecnológico

Muitos empresários me procuram em busca de dicas para varejo físico. E um dos temas em comum dessas conversas e consultorias é tornar as lojas mais tecnológicas. Levar ao comércio tradicional as melhores práticas e ferramentas do mundo online.   E com isso, claro, melhorar a experiência de compra dos clientes.

Quais foram as mudanças realizadas na sua empresa nos últimos anos neste sentido? Se a resposta for nenhuma, está na hora de dar uma renovada! Ou você ficará para trás e, depois, terá muita dificuldade de recuperar seu espaço no mercado!

A pandemia foi o caos para os lojistas, principalmente para aqueles que dependiam 100% da loja física. O crescimento acelerado do e-commerce trouxe uma ideia equivocada, certamente precipitada, de que a era digital iria tomar conta de tudo. Estou aqui para mostrar porque isso não é verdade.

A empresa de pagamentos holandesa Adyen fez uma pesquisa global para entender como andavam os desejos dos consumidores e 41% responderam que buscavam pela oportunidade de experimentar, ver e tocar um produto de maneira física antes de comprá-lo.

Outros 59% afirmaram que dão preferência para lojas físicas, mas que o comércio tradicional precisa de inovações e tecnologias mais atraentes para o público.

Ou seja: as pessoas querem continuar indo na loja. Mas não na loja que você tem hoje, e sim em uma mais moderna, tecnológica, digital!

Vou te apresentar algumas dicas para varejo físico. Vou sugerir ideias para investir em estratégias focadas em aprimorar a experiência do cliente. Depois de ler o artigo, caso queira tirar alguma dúvida, agendar uma reunião ou orçar uma consultoria, clique aqui e mande uma mensagem!

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Dicas para varejo físico: invista no phygital

O phygital surgiu com o objetivo de integrar os ambientes físico e digital, permitindo que a expectativa do consumidor seja a mesma tanto ao comprar no site da empresa quanto na loja física.

A experiência do cliente durante a sua jornada de compra diz muito sobre a futura relação dele com a sua marca. Quanto mais satisfeito ele se sentir, maiores serão as chances de você fidelizá-lo.

A grande maioria dos varejistas constrói diferentes canais de comunicação e se esquece de conectá-los.

Você pode ter dois tipos de canais: on (como website e redes sociais) e off (como pontos de venda). Geralmente o cliente tem uma experiência diferente ao comprar em cada um desses canais.

Enquanto no ambiente online bastam poucos cliques para adquirir a mercadoria, no estabelecimento físico o cliente acaba tendo que esperar pelo atendimento e, depois, enfrentar filas enormes no caixa. E é claro que isso impacta negativamente nessa experiência de consumo.

O phygital se faz necessário porque mescla os canais, garantindo que ambos estão interagindo entre si e atuando de maneira unificada para engajar o público e aumentar as vendas.

Essa estratégia consiste em entender o ponto forte de cada canal e observar como, juntos, eles são capazes de melhorar a jornada de compra do consumidor. Como você pode tornar o processo mais fluído, rápido e eliminar os obstáculos no espaço físico?

Lembrando que a porta de entrada para a sua loja nem sempre é a mesma para todas as pessoas. Às vezes, ela conhece a marca por meio de um post nas redes sociais, por exemplo, e vai até o local para conferir se o produto realmente é bom. Ou seja, um modelo híbrido de compra.

A sua responsabilidade, portanto, é assegurar que, seja qual for a maneira que o público chegue até você, ele tenha suas expectativas correspondidas.

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Aprenda a acabar com as filas do caixa!

Quem nunca foi comprar alguma coisa e precisou enfrentar uma fila gigantesca? É uma situação estressante… uma perda de tempo para os clientes.

Na verdade, filas no caixa são o maior motivo de as pessoas desistirem de uma compra. E se isso acontece frequentemente na sua loja, você está perdendo dinheiro.

Por isso, é fundamental investir em soluções tecnológicas que eliminem esse problema de uma vez por todas! Existem diversas estratégias que podem ser implementadas no seu comércio, como a possibilidade de o consumidor pagar pela mercadoria de qualquer lugar, sem precisar ir até o caixa.

E funciona de maneira bem simples: os vendedores são equipados com tablets que ficam diretamente conectados ao sistema de pagamento integrado da sua loja. Basta o cliente procurar por um desses funcionários e pagar ali mesmo, no meio da loja. Assim, cada vendedor é, também, um caixa.

Dicas para varejo físico: já ouviu falar do corredor infinito?

O corredor infinito é mais uma estratégia que fará toda a diferença no seu varejo físico!

Um problema constante nas lojas é a falta de mercadoria. O cliente vê um tênis azul lindo nas redes sociais da sua loja e, quando chega no estabelecimento para comprar, descobre que o produto está esgotado. Consegue imaginar o sentimento de frustração?

Com a técnica que estou te apresentando agora, isso nunca mais vai acontecer. Ao aplicar o corredor infinito no seu comércio, o consumidor conseguirá adquirir o produto que deseja mesmo que ele não esteja disponível no momento.

E como isso será possível?

O pedido será feito e uma plataforma online, dentro da loja física. E o cliente poderá escolher se prefere voltar mais tarde para retirar a compra ou se deseja receber a mercadoria em casa.

Uma estratégia como essa evita perder uma venda importante. Você transforma frustração em gratidão, decepção em lucro!

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Utilize a tecnologia para reconhecer o perfil dos seus consumidores

Para realizar qualquer compra online você precisa preencher um formulário com diversos dados. Sabia que dá para aproveitar as informações conseguidas no ambiente virtual para melhorar a experiência do cliente de maneira offline?

Logo no primeiro tópico, eu expliquei sobre o phydigital e como a unificação dos canais é imprescindível. Agora, quero mostrar de que forma isso ajuda a reconhecer o perfil dos consumidores.

O cliente pode fazer compras tanto no site quanto no seu espaço físico. O fato é que, de qualquer forma, as informações ficarão registradas.

E o empresário que atua no varejo precisa estar sempre com esses dados em mãos para compreender o que é necessário fazer para fidelizar aquele consumidor. Por exemplo, que tal uma promoção fora de época ou um produto personalizado?

Entenda como chamar a atenção do seu público, se destacando dos concorrentes.

Quer mais dicas sobre como implementar a tecnologia na sua loja física? Então venha conversar comigo!

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Consultoria especializada para empresas e indústrias que atuam no varejo de todo o Brasil!

A era digital não surgiu para acabar com o varejo físico, mas para mostrar aos lojistas como agregar tecnologia para tornar tudo mais eficiente e melhorar os resultados.

Você está encontrando dificuldade para inovar e trazer mudanças para suas lojas? Não se preocupe! Tenho experiência de mais de 30 anos no setor e estou aqui para te ajudar no que for preciso.

Meu conhecimento sobre o assunto é o que hoje permite que eu ofereça consultorias especializadas para empresas e indústrias que atuam no varejo de todo o Brasil.

Sou Valquírio Cabral Júnior, franqueado multimarcas à frente de mais de 25 lojas.  Gostaria de receber mais dicas sobre como implementar soluções estratégicas no seu negócio? Clique aqui para agendar uma reunião!

Eu também presto uma consultoria que leva seu faturamento para os níveis pré-pandêmicos. Ou seja, com minhas estratégias, você voltará a lucrar como antes. Para saber mais sobre essa consultoria, clique aqui.

Até breve!

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