Investir em franquias continua sendo um ótimo negócio para todo lojista. Os números provam isso (vou falar sobre eles daqui a pouquinho)! É muito melhor entrar no mercado contando com a experiência de uma marca, tendo parceiros já estabelecidos e seguindo um manual do que dá certo.
Eu mesmo sou franqueado multimarcas de quatro franquias: Ana Capri, Arezzo, Lupo e Pandora. Recentemente, inaugurei a minha 12ª unidade da Lupo, no Shopping Trimais, no bairro do Tucuruvi, em São Paulo. Considero franquia tão mais lucrativo que não tenho nenhuma multimarcas. Por isso, continuo abrindo lojas nesse modelo pois permite uma gestão mais dinâmica e com melhores resultados.
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, um período em que a economia brasileira passou por turbulências nunca experimentadas, o setor de franquias foi capaz de seguir faturando em todos os segmentos.
No artigo de hoje, irei mostrar por que lojistas precisam ficar atentos a oportunidades de investimento em franquias. E ainda vou dar algumas dicas de como escolher as marcas certas para trabalhar. Se ficar com alguma dúvida ao fim da leitura, clique aqui e envie a sua mensagem.
Investir em franquias: faturamento com variação positiva
O setor de franquias conseguiu se recuperar significativamente no 2º trimestre de 2021, de acordo com uma pesquisa feita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Em 2020, com a explosão da pandemia, o faturamento chegou a cair quase pela metade em relação ao ano anterior, ficando em R$ 27,7 bilhões. Já em 2021, com o coronavírus recuando e a vacinação avançando, o cenário voltou a ser positivo. Apenas entre abril e junho, as franquias já faturaram R$ 41,1 bilhões.
Claro, os fatores que serviram como impulsionadores para a melhora no faturamento foram o avanço na imunização, como já citei, e o fim das medidas restritivas ao comércio. As lojas puderam voltar a funcionar normalmente, em seus horários integrais.
Além disso, os canais de vendas digitais impactaram positivamente no índice de desenvolvimento das franquias.
Preciso ressaltar que a pandemia não prejudicou apenas um setor da economia, e sim todos. A diferença é que as franquias conseguiram se recuperar rapidamente.
Investir em franquias: como escolher a marca ideal?
Se você tomar a decisão de investir em uma franquia, ainda terá um outro passo enorme, gigantesco, imensurável para dar: escolher qual delas!
Sim, não é fácil. Existem milhares de marcas vendendo franquias. Uma pesquisa rápida no site da ABF mostra muitas opções em cada segmento de mercado. Lojas de todos os tipos de vestuário. Focadas em todas as faixas etárias. Situadas em diversas faixas de preço e perfis socioeconômicos.
E estou falando só em varejo, que é meu segmento. Se a sua ideia é analisar também bares, restaurantes e empresas de serviços, é melhor reservar alguns meses para observar tudo com muita calma.
Eu separei aqui algumas dicas para quem está pensando em investir em uma marca de roupas ou calçados. Confira!
1- Comece pesquisando as franquias
Existem diversas possibilidades nesse setor, mas o que reduz as opções são os critérios que você determina. Talvez algumas estejam acima de sua capacidade de investimento ou então não se encontrem na região que deseja. Por isso, crie critérios de avaliação e vá afunilando até sobrarem poucas marcas, as que você investigará no detalhe do detalhe!
2- Considere as tendências da região
É muito importante que você faça um estudo amplo sobre a região em que pretende abrir sua franquia. Avalie se a área tem um bom mercado, se há outras empresas do ramo tendo sucesso, se existem mais unidades da marca em que você pretende investir.
É fundamental pensar sobre planos de expansão. Vamos imaginar que você está em Cuiabá e quer investir na loja X. Se já houver outras 10 unidades dela na cidade, a situação fica complicada. Talvez ainda haja espaço para a sua unidade, mas e quando você quiser ampliar os negócios? Quando desejar montar uma segunda loja?
Necessariamente, terá que ou fazer um investimento em outra cidade, o que dificulta sua logística, ou ficar em Cuiabá e montar uma loja de outra marca, o que dificulta a sua gestão.
Não estou dizendo que você não possa ser um franqueado multimarcas, ou que isso é ruim. Mas é um passo para dar lá na frente, depois de alguns anos de experiência, e não logo na fase embrionária da expansão.
3- Analise a lucratividade da franquia
Para escolher a franquia, primeiro é necessário conhecer como funciona a marca: qual é o modelo de negócio dela? O ponto principal dessa questão é a lucratividade.
Alguns modelos possuem uma boa rentabilidade, mas o empreendedor precisa estar sempre atento. Além de a rede ter um negócio sólido, deve estar baseada em um bom mercado consumidor que consiga sustentá-la.
Então, analise se a franquia é lucrativa no dia a dia e se as projeções feitas pela marca realmente são verdadeiras.
4- Troque experiências
Você pode buscar informações sobre a rentabilidade e a lucratividade do negócio, o suporte oferecido, as expectativas iniciais e muito mais na COF – Círculo de Oferta de Franquia.
No documento, é possível encontrar os contatos de todos os franqueados atuais da marca e dos ex-franqueados que se desligaram da rede nos 12 meses anteriores. Telefone, converse. Fale com quem é bem-sucedido e entenda por quais motivos alguns empreendedores abandonaram a rede.
Depois levante as questões e apresente-as para o franqueador no decorrer da entrevista, concluindo se aquela franquia é ou não um bom investimento.
Consultoria especializada para lojistas de todo o Brasil
Para investir em franquias e conseguir obter lucratividade, basta saber escolher. Você viu como, mesmo durante a pandemia, esse foi um setor que conseguiu crescer. Teve uma recaída, um reflexo da economia do país, mas se reergueu com muita velocidade.
Depois que abrir a franquia, você vai precisar vender. E muito. Nisso, eu posso te ajudar. Eu dou palestras online e presenciais para a força de vendas, ensinando estratégias certeiras para envolver e fidelizar clientes.
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Até a próxima!
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